ASSINE
search button

Exposição em arte têxtil narra 245 anos da história de Porto Alegre

Compartilhar

Fazer um passeio poético e afetivo pela história de Porto Alegre através da arte têxtil é o objetivo da exposição Portoalegrismo - a soma de todos os bairrismos, aberta ao público até 29 de abril, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV). Dividida em três núcleos, a mostra homenageia os 245 anos da capital, narrando diferentes épocas desde a chegada dos casais açorianos até os ícones do cenário atual, como os prédios da Prefeitura e do Mercado Público. A curadoria é de Maria Rita Webster e coordenação têxtil de Dinorá Bohrer Silva.

Na seção Recortes de Porto Alegre, estão expostos painéis elaborados em tapeçaria de recorte, que usa retalhos de tecido para estimular a criativdade. O trabalho é elaborado por Ana Perrone, Christy Schmitt, Deijanira de Almeida, Dinorá Bohrer Silva, Eliane Sthalberg, Lenir Romero, Liliana Moeller, Maria Luiza Piazzato, Maria Rita Webster, Marília Lindemann, Nina Klein e Rachel Gurski. 

Na segunda seção Porto Alegre em poemas, são apresentados três poemas de Luiz Coronel, sob a forma de grandes painéis bordados.

A terceira, denominada Postalegre, é formada por cartões postais têxteis, confeccionados por Dinorá Silva, e por antigos documentos que integram coleções particulares de Antonio Hartz, Antonio Ribeiro, Carlos Bartelli, José Junges, Manolo Cachafeiro e Miguel Duarte. "Esse material é raro e impressiona pela importância histórica, pois faz um recorte de Porto Alegre de 1890 a 1950", destaca Maria Rita.

Serviço

Pauta: Exposição Portoalegrismo, a soma de todos os bairrismos

Visitação: Até 29 de abril

Local: Sala O Arquipélago, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico)

Horário: De terça à sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 18h

Entrada franca