ASSINE
search button

16ª Mostra do Filme Livre homenageará Paula Gaitán e Luiz Paulino dosSantos

Programação acontece no CCBB Rio de 29 de março a 24 de abril, com entrada gratuita

Compartilhar

Prosseguindo com a missão de levar o cinema independente brasileiro cada vez mais longe, a Mostra do Filme Livre chega à sua 16ª edição ampliando cada vez mais suas fronteiras.

Assim como em sua primeira edição, em 2002, serão exibidos filmes de todos os formatos, gêneros e durações, o que torna a mostra uma das únicas possibilidades de apreciar o crescente panorama da consistente produção nacional. Iniciando no CCBB Rio de Janeiro (de 29 de março a 24 de abril), segue para o CCBB Belo Horizonte e percorrerá ainda São Paulo e Niterói, além da cidade norte-americana de Boston.

Como aconteceu durante todos os anos, a MFL terá entrada gratuita e também vai percorrer o circuito de Cineclubes Livres. Este ano a MFL promove homenagens aos realizadores Paula Gaitán e Mestre Paulino, que estarão presentes nos CCBBs. Debates, Cabines Livres e cursos de cinema também fazem parte da programação. Outra novidade é que este ano haverá debate em todos os 21 dias do evento.

Dos 1.155 filmes inscritos de várias regiões do país, serão apresentados 170 filmes, a maioria (75%) feito sem verba pública – sendo que 30 filmes entram como convidados pela produção/curadoria), totalizando a exibição de 200 filme. São obras de todo o Brasil e muitas terão a MFL como sua primeira e/ou única exibidora em cinemas.

A curadoria é formada por Gabriel Sanna, Marcelo Ikeda, Chico Serra, Diego Franco, Scheilla Franca e Raquel Junqueira.

Dando prosseguimento a ações que realiza há alguns anos, realizando sessões para pessoas com algum tipo de deficiência, este ano a mostra fará uma sessão para cegos, com os filmes sendo passados com áudio-descrição.

Ainda estão na programação carioca as sessões competitivas Longas Livres, Panoramas Livre e Mundo Livre e as não competitivas Territórios, Pílulas, Biografemas, Trash ou Cinema de Gênero?, Mostrinha Livre, Coisas Nossas, Caminhos, Curta RJ, Autores Livres, entre outras.

Serviço: Mostra do Filme Livre Local

Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Primeiro de Março, 66 - Centro

Data: de 29 de março a 24 de abril

Programação e classificação indicativa: https://mostradofilmelivre.com/

Entrada Gratuita, senhas distribuídas 1 hora antes

Mais informações: (21) 3808-2007 | [email protected]