ASSINE
search button

Sarau da orquestra Johann Sebastian Rio com entrada gratuita

Sarau Johann conta histórias de bastidores da orquestra com clima de diversão e informalidade

Compartilhar

A orquestra Johann Sebastian Rio se apresenta na próxima quarta-feira (29) como convidada do projeto Quartas Instrumentais no BNDES, no Espaço Cultural BNDES, no Centro. 

A proposta é reapresentar o Sarau Johann, concerto informal e intimista que foi muito bem-recebido pelo público no ano passado. Durante o sarau, os músicos contam histórias de bastidores  e se apresentam em múltiplas formações, desde a orquestra inteira até duos, quartetos e quintetos. 

A cada peça, um músico vai falar sobre a composição escolhida ou contar um pouco sobre sua própria experiência na Johann. O público vai ouvir casos divertidos, curiosidades sobre a história da música e conhecer o trabalho autoral do violonista Lula Washington. A poeta Vanessa Rocha vai declamar a poesia Aos Músicos, de sua própria autoria e publicada no seu livro "Poemas em carta e outras poesias", de 2013.

O sarau começa com a abertura da ópera L’Olimpiade (1678-1741), do compositor Antonio Vivaldi. Os músicos vão apresentar diversos solos, entre eles A Lista de Schindler (1993), de John Williams, Verão Portenho (1970), de Astor Piazzolla e Csárdas (1904), do compositor italiano Vittorio Monti. A bailarina convidada Liana Vasconcelos, integrante do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,  faz uma participação especial. Ela vai interpretar o clássico solo O Cisne acompanhada por Mateus Ceccato (cello) e Eduardo Antonello (cravo).

"A ideia de fazer um sarau permite que a gente mostre a versatilidade da orquestra e destaque o fato de que todos os músicos são solistas. Esta forma de apresentação também é uma oportunidade de valorizar a música de câmara, que acontece em pequenos grupos e cria um clima de proximidade entre os integrantes e entre eles e a plateia,” comenta o diretor artístico Felipe Prazeres.