Jornal do Brasil

Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Cultura

Charles Watson lança livro sobre seu projeto Dynamic Encounters na EAV Parque Lage

Jornal do Brasil

Entre-vistas é o primeiro livro produzido por Charles Watson a partir de suas entrevistas com artistas brasileiros e de diversas nacionalidades. O material é resultado de 25 anos do DYNAMIC ENCOUNTERS /International Art Workshops, projeto educacional que conduz viagens com foco em arte contemporânea para destinos nacionais e internacionais. Um dos diferenciais do projeto está em realizar visitas a ateliês de artistas, onde são feitas entrevistas sobre seus processos de trabalhos e trajetórias. Os encontros são sempre filmados e compõem um acervo de mais de 700 horas de material. A documentação do projeto é responsável por um registro histórico da arte contemporânea brasileira, uma memória rica e inédita da criação artística nas últimas décadas.

O livro Entre-vistas: Acervo Dynamic Enc ounters Brasil é um recorte desse registro, uma seleção de apenas 15 entrevistas (realizadas entre 2009 e 2016) dentre as mais de 150 existentes com artistas brasileiros. Entre os entrevistados nesse livro estão: Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Cadu, Cildo Meireles, Cristina Canale, Daniel Senise, Eduardo Berliner, José Bechara, Lucia Laguna, Luiz Zerbini, Nelson Felix, Rosângela Rennó, Tunga, Vik Muniz e Waltercio Caldas. Entre-vistas: Acervo Dynamic Encounters Brasil é um livro de contrastes, tanto entre as atitudes de trabalho quanto entre as maneiras de expressá-las. A meta principal dessas entrevistas é salientar um denominador comum que existe entre dinâmicas criativas em diferentes campos de atuação, temas das pesquisas de Charles Watson sobre pensamento criativo e desempenho otimizado.

Financiado pelo edital Viva Arte!, exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente durante o lançamento, no dia 23, quinta-feira, às 19h, na Escola de Artes Visuais. Quantidade limitada.

Sobre o Dynamic Encounters:

Desde 1992, Charles Watson conduz viagens para os principais museus, galerias, eventos de arte e ateliês dos mais importantes artistas da cena atual. Acompanhando os grupos, há sempre uma equipe de orientadores – a rtistas, críticos, curadores e professores cuidadosamente selecionados pela abrangência das suas experiências e abordagens. Os grupos que participam das viagens vêm de diversas trajetórias --–

artistas, designers, publicitários, arquitetos, professores, advogados e toda uma variedade de profissões.

Tags: amor, brilha, carnaval 2017, cultura, estrela, lazer, mocidade, samba

Compartilhe: