ASSINE
search button

Orquestra Petrobras Sinfônica abre Temporada 2017 e celebra 45 anos

Compartilhar

A Orquestra Petrobras Sinfônica está de volta ao Theatro Municipal. Depois de viajar pelo país com a turnê do projeto Ventura Sinfônico, o grupo retoma suas clássicas séries de assinatura, celebrando seus 45 anos de história e os 30 anos de parceria com a Petrobras. A abertura oficial da Temporada 2017 será no sábado (18), às 16h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Com o Diretor Artístico e Regente Titular Isaac Karabtchevsky na batuta, o programa traz o pianista Jean Louis Steuerman como solista em “Concerto para piano nº 24 em dó menor, K. 491”, de Mozart. Steuerman, que atualmente é o diretor da Sala Cecília Meireles, se destacou com uma importante carreira internacional e ganhou reconhecimento depois de conquistar, em 1972, o segundo lugar no Concurso Johann Sebastian Bach, em Leipzig, na Alemanha.

O repertório inclui ainda obras de Rossini (“Abertura da ópera La gazza ladr”, “Abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha”, “Abertura da ópera A Italiana na Algéria”, “Abertura da ópera La scala di seta” e “Abertura da ópera Guilherme Tell).

“A relação Mozart - Rossini é fundamentada na produção operística de Mozart que estabeleceu parâmetros definitivos para sua época. Nele está presente, além da linha do bel canto, uma força motriz que impulsiona a sonoridade da orquestra a uma conjunção com as linhas de canto. A orquestra passou, com Mozart, a um importante protagonista da comédia e do drama. Essas influências foram percebidas por Rossini que se celebrizou com obras notáveis como La gazza ladra, O Barbeiro de Sevilha e outras. Algumas das aberturas dessas óperas estarão presentes no concerto e elas testemunham desde os primeiros acordes as características do desenvolvimento da ópera”, comenta o maestro Karabtchevsky.

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 45 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Programação

 

Isaac Karabtchevsky, regente

Jean Louis Steuerman, piano

 

Wolfgang Amadeus Mozart

Concerto para piano nº 24 em dó menor, K. 491

 

Allegro

Larghetto

Allegretto

 

Gioacchino Rossini

Abertura da ópera La gazza ladra

 

Gioacchino Rossini

Abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha

 

Gioacchino Rossini

Abertura da ópera A Italiana na Algéria

 

Gioacchino Rossini

Abertura da ópera La scala di seta

 

Gioacchino Rossini

Abertura da ópera Guilherme Tell