ASSINE
search button

Mostra na Casa Fiat revela rotina de comerciantes italianos

Exposição fica em cartaz até o próximo dia 12 de março

Compartilhar

A Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, situada em Belo Horizonte (MG), recebe desde o dia 7 de fevereiro uma exposição sobre o cotidiano de comerciantes italianos, retratado pelas lentes do artista visual mineiro Daniel Pinho.    

A mostra "Ritratti di Commercianti" ("Retratos de Comerciantes", em tradução livre) inclui 16 retratos que, por meio de uma ótica que une arte e antropologia, revelam proprietários de pequenos negócios na cidade de Bolonha, no norte da Itália, onde Pinho viveu por quatro anos.    

A série "Ritratti di Commercianti" foi realizada pelo artista mineiro entre 2011 e 2014 e é uma espécie de "catálogo" de profissões, apresentando comerciantes italianos em 16 retratos feitos com câmera digital. Durante sua passagem por Bolonha, Pinho fotografou vendedores de sapatos artesanais, bolsas e acessórios, roupas, tecidos e produtos de limpeza, além de gráficas, quitandas, açougues, funerárias, padarias e bares.    

Para escolher seus personagens, o artista circulava sem rumo pela cidade e entrava nas lojas que mais chamavam sua atenção.    

"Raros comerciantes se recusaram a participar da série. Pelo contrário, a maioria gostava da proposta e sentia orgulho do próprio ofício", disse o mineiro.    

A exposição ainda conta com um mapa da capital da Emilia-Romana com todos os pontos fotografados pelo artista. Com entrada gratuita, a mostra ficará em cartaz até 12 de março de 2017. O horário de visitação vai das 10h às 21h, de terça a sexta-feira, e das 10h às 18, aos sábados, domingos e feriados.    

O endereço é Praça da Liberdade, número 10.