ASSINE
search button

Escritor se inspira em Márquez e cria 'Macondo' italiana

Italiano se inspirou em cidade fictícia de "Cem Anos de Solidão"

Compartilhar

Macondo, a fantástica cidade fictícia criada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez na sua obra-prima "Cem Anos de Solidão", não é a única do seu tipo no mundo. Esta afirmação é do jornalista italiano Pantaleone Sergi que diz que no sul da Itália também se encontra o mesmo realismo mágico do clássico escrito pelo Nobel da Paz.

    Segundo Sergi, que trabalhou por muitos anos no jornal "la Repubblica", o nome desta cidade é Mambrici, que nasceu em seu último livro, "Liberandisdòmini", que será publicado no mês de abril deste ano.

    O romance está ambientado no final de 1800 e começo de 1900 em um clima inspirado na obra "Il Gattopardo", do italiano Giuseppe Tomasi, e principalmente no livro do escritor latino. "Mambrici é um lugar no qual o realismo mágico se mistura com realidades típicas do sul da Itália da época, onde e quando podia acontecer tudo sem que nada fosse revelado, tudo é verdade e fantasia imóvel no tempo e no espaço", afirmou Sergi.

    O cenário no qual a história da obra se passa é formado por casas muito pobres que contrastam com suntuosas residências dos nobres do lugar, principalmente o "palazzo" de don Florindo, o prefeito e líder indiscutível de Mambrici.

    Outros componentes também compõem o livro: a máfia, mesmo que ainda um pouco incipiente, não podia faltar, um grupo de mensageiros de homens importantes do local que se reúnem na farmácia do povo, enquanto os pobres do lugar tentam curar o físico e a alma com o que têm, ou seja, muito pouco.

    Também não faltam no romance, tentativas de uma "resistência socialista", um terremoto e muitos personagens distintos, reais ou fantasmas.