ASSINE
search button

'Carne do umbigo' une recital de poesia, performance e videopoemas

Espetáculo intimista de Maria Rezende estreia curta temporada dia 18 de janeiro em Botafogo

Compartilhar

A poeta, atriz e montadora de cinema e TV Maria Rezende já ouviu muita gente classificar sua obra literária como otimista, mas ela gosta mesmo de outra definição: citando Ariano Suassuna, se diz uma realista esperançosa. “Muitas vezes, começo com a dor, e termino com uma luz no fim do túnel”, resume a artista, que tem dezenas de poemas publicados em três livros e também disponíveis em vídeos no seu canal do YouTube.

A partir do dia 18 de janeiro, uma seleção desses versos vai estar reunida no espetáculo 'Carne do umbigo', uma mistura de poesia, performance e videopoemas, que vai ocupar a Casa Rio, em Botafogo, durante quatro semanas.

A poesia falada é um dos pilares de seu trabalho. “Com 18, 19 anos, eu queria aprender a falar a poesia de meus autores preferidos e fui fazer aulas com a Elisa Lucinda. Só depois, tive coragem de começar a mostrar em público meus próprios poemas em eventos como o CEP 20.000”, lembra Maria que, em 2003, aos 24 anos, lançou seu primeiro livro, 'Substantivo Feminino'. Depois, vieram mais dois: 'Bendita Palavra' (2008) e 'Carne do Umbigo' (2015), que também deu nome ao espetáculo. “Faço uma poesia contemporânea, de uma mulher urbana olhando para si mesma e para o mundo ao redor. O que sobressai é o meu olhar singular sobre esse universo”, define.

Concebido, dirigido e encenado pela própria autora, 'Carne do umbigo' é um recital multimídia que tem como cenário em projeção as fotos de Ana Alexandrino, que clicou partes do corpo da poeta, e é costurado pelos videopoemas que se tornaram a marca de Maria. As imagens dos vídeos são captadas e editadas pela própria artista, que também é montadora de filmes como 'Meu passado me condena 1 e 2' e 'Ponte aérea', de Julia Rezende, 'Em nome da lei', de Sergio Rezende e 'Tô Ryka', de Pedro Antonio Paes e séries de TV como 'Questão de Família' e 'Os homens são de Marte'. 'Carne do umbigo' é um espetáculo que foi sendo criado, aos poucos, em apresentações em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Belém até que se chegasse ao resultado final que o público tem a oportunidade de conferir agora na Casa Rio.

Paralelamente à vida literária e cinematográfica, Maria ganhou da vida mais uma profissão: a de celebrante de casamentos. A função, que ela já exercia informalmente durante dez anos, em casamentos de amigos, acabou virando trabalho, e hoje ela realiza cerimônias personalizadas e cheias de poesia, desde o "estamos aqui reunidos" até o "pode beijar a noiva”. Para saber mais: casarcompoesia.com 

Sobre Maria Rezende

Maria Rezende é poeta, performer, montadora de cinema e televisão e celebrante de casamento. Publicou os livros 'Substantivo Feminino' (2003), 'Bendita Palavra' (2008) e 'Carne do Umbigo' (2015). Por sua poesia, recebeu elogios de nomes como Manoel de Barros, Eduardo Galeano e Ferreira Gullar. “É poesia substantiva mesmo. A mulher inteira dentro das palavras. Poesia é fenômeno de linguagem do que de ideias. Isso você sabe. Sendo assim, você é poeta”, elogiou Manoel de Barros sobre seu livro de estreia.

Em seus quase vinte anos de vida literária, se apresentou com sua poesia por todo Brasil e também em Portugal. Seu trabalho encantou o escritor Marcelino Freire, que diz na orelha de Carne do Umbigo: “Tua poesia, mulher, me faz caminhar. Sem peso, sou depois dela, para a eternidade, um outro sujeito. Minha costela, meu esqueleto. Eu te mando meus ossos por completo. Toda vez que te ouço recitar teus versos. Eu fico bambo, bobo. Fico elétrico.” . Saiba mais em www.mariadapoesia.com.

Ficha Técnica

Concepção, atuação e vídeos: Maria Rezende

Produção: Livian Valias

Figurino: Mel Akerman

Operação de vídeo: Vicente Pessoa

Design: David Lima

Fotos de divulgação: Elena Moc

Serviço: 'Carne do umbigo'

Temporada: De 18 janeiro a 08 de fevereiro, sempre as quartas, às 21h

Local: Casa Rio - Rua São João Batista, 105 – Botafogo

Ingressos: R$ 30. Pagamento em dinheiro ou cartão de crédito.

Classificação indicativa: 16 anos

Telefone: (21) 2148-6999