ASSINE
search button

Concerto inédito marca início das celebrações dos 90 anos de Tom Jobim

Compartilhar

No próximo dia 25 de janeiro de 2017, o maestro Antonio Carlos Jobim completaria 90 anos. Para iniciar as celebrações desta data, o Instituto Antonio Carlos Jobim e a Orquestra Cesgranrio apresentam a homenagem sinfônica “Tom Jobim – 90 Anos”, no dia 20 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Tom Jobim.

Com a participação de Paulo Jobim, filho de Tom Jobim, do gaitista José Staneck e sob a regência do maestro Eder Paolozzi, serão executadas a “Suíte Mítica”, composição inédita de Paulo Jobim; o “Concertino Romântico para Gaita e Orquestra”, composição de Aloísio Didier, sob rascunhos inéditos de Tom Jobim da década de 50; e “Brasília Sinfonia da Alvorada”, de composição de Tom Jobim.

O “Concertino Romântico para Gaita e Orquestra traz composição de Aloísio Didier sob rascunhos inéditos de Tom Jobim, duas elegantes linhas melódicas encontradas por José Staneck no acervo do maestro, no Instituto Tom Jobim. Didier criou o projeto de um concerto para gaita e orquestra, imaginado por Tom Jobim no fim dos anos 50. A partir daí, desenvolveu os seguintes movimentos: “Andante em Poço Fundo”, “Blues do Morro” e “Allegro em Ipanema”.

Composição inédita de Paulo Jobim, a “Suíte Mítica é baseada em mitos da floresta brasileira, entre eles as aventuras do herói Sináa, dos índios Juruna, narrados pelos irmãos Villas-Boas. Movimentos: “Onça e passarinho”: o nascimento de Sináa, filho da onça e da Terra; “Juriti”: a conquista da água e dos rios; “Saci”: personagem bastante conhecido do folclore indígena e português e Sináa: a conquista do dia, a enchente e o baião.

A última parte do concerto apresenta “Brasília Sinfonia da Alvorada”, composição de Tom Jobim que versa sobre a formação de Brasília, encomendada para a inauguração da cidade. Movimentos: “O planalto deserto”; “O homem”; “A chegada dos candangos”; “O trabalho e a construção”.

REPERTÓRIO – SHOW “TOM JOBIM – 90 ANOS

Suíte Mística” (17’)

Composição: Paulo Jobim

Solista: Paulo Jobim

Concertino Romântico para Gaita e Orquestra” (17’)

Composição: Antonio Carlos Jobim e Aloísio Didier

Solista: José Staneck

Brasília Sinfonia da Alvorada” (25’)

Composição: Antonio Carlos Jobim

Orquestra Cesgranrio