ASSINE
search button

Yvonne Bezerra de Mello lança livro "Aprender para viver, viver para aprender" 

Fundadora do Projeto Uerê ganhou destaque em prol das vítimas da "Chacina da Candelária"

Compartilhar

Fundadora do Projeto Uerê,  criado oficialmente em 1998, Yvonne Bezerra de Mello lançou dia 4 de dezembro "Aprender para viver , viver para aprender ", na Livraria Argumento do Leblon.     

Autora de várias obras sobre questões ligadas às crianças e adolescentes , a autora tornou-se mundialmente conhecida por sua atuação em defesa das vítimas do triste episódio "Chacina da Candelária, em 1993 , no Rio de Janeiro.       

Foto:Marcelo Borgongino

O livro é resultado de trabalho de pesquisa de mais de 30 anos.      

"Conto como surgiu e como é o Projeto Uerê" -diz a educadora.       

Yvonne  teve a colaboração da equipe . A orelha é assinada por Luciana Campos Ramos Martha , atual presidente do Projeto Uerê, e pela professora Cristiane Pinto Norris. E o prefácio é de Evelyn Eiseinstein, conselheira executiva. 

"A história do Projeto Uerê começou em 1980, quando comecei a desenvolver trabalhos de educação com jovens que moravam nas ruas. Depois da Chacina da Candelária, criei o Coqueirinho, sob o Viaduto de São Cristóvão. Em 1997. Em 1998, a escola Coqueirinho se transformou no Projeto Uerê e ganhou uma sede" - lembra Yvonne.    

A trajetória natural da autora, que começou a trabalhar como voluntária em projetos sociais, desde antes de entrar na faculdade, seria o curso de Pedagogia.     

"Mas, não foi assim que as coisas aconteceram. Cursei Filologia, Linguística, Interpretação Simultânea , na Sorbonne, França. E, posteriormente, Gestão em Políticas Públicas, na UFRJ. Na universidade, aqui no Brasil , defendi a tese Políticas Públicas para crianças em zonas de alto risco social.  Nos países em guerra, ou em comunidades de alto risco de segurança, onde o conflito armado é constante, os freios na cognição são alarmantes. Estou convicta de que somente a educação fará diminuir as diferenças sociais e que a comunicação e a afetividade devem estar presentes em todos os ensinamentos" - diz Yvonne.