ASSINE
search button

Vila em Nápoles pode ter sido casa de imperador romano

Próximas escavações começarão em junho de 2017

Compartilhar

Uma vila de Somma Vesuviana, cidade localizada na província de Nápoles, na Itália, pode ter sido a residência do imperador Otávio Augusto, que regeu Roma de 27 a.C a 14 d.C., até sua morte.    

Colunas de mármore preto africano e mosaicos com golfinhos saltando sobre as ondas são apenas alguns dos muitos detalhes de luxo encontrados na casa, que foi visitada pela ANSA.    

O passeio foi conduzido pelo professor Satoshi Matsuyama, da Universidade Imperial de Tóquio, responsável pelos trabalhos de escavação no local desde 2002; por Antonio De Simone, da Universidade Suor Orsola Benincasa, de Nápoles; e por Mario Cesarano, funcionário da Superintendência Arqueológica da Região de Campânia.    

"Foram escavados até agora 2,5 mil metros, e esperamos escavar ao menos outra superfície similar", disse De Simone enquanto informava que a última grande descoberta havia sido uma enorme cisterna.    

Segundo os arqueólogos, parte da vila napolitana foi construída nas primeiras décadas do século 2 d.C, e também foram encontradas estátuas anteriores à erupção do vulcão Vesúvio que destruiu Pompeia no ano de 79 d.C. Boa parte da região permaneceu intacta até 472 d.C, quando outra erupção enterrou por completo a zona.    

O próximo ciclo de escavações começará em junho de 2017 e poderá enriquecer a ideia de que o local corresponde à verdadeira Vila "Apud Nolam", onde o imperador Augusto viveu os seus últimos dias.