ASSINE
search button

Festival no Rio premia filmes brasileiros 

Compartilhar

Um dos principais festivais dedicados ao cinema contemporâneo no país, a Semana dos Realizadores anunciou na última quarta-feira (30), no Espaço Itaú de Cinema, no Rio de Janeiro, os vencedores de sua Mostra Competitiva. Estado Itinerante, de Ana Carolina Soares, e Elon não acredita na morte, de Ricardo Alves Jr, estiveram entre os filmes mais premiados.

O festival contou com o júri oficial e, pela primeira vez, também com um corpo de jurados formado por estudantes de audiovisual de diferentes escolas. A Semana dos Realizadores manifestou também seu apoio à campanha #FicaSEC. A campanha busca reverter a decisão do Governo do Estado de transformar a SEC em uma subsecretaria vinculada a outra pasta e ressalta a importância de contar com uma secretaria que seja exclusivamente de cultura.

Um dos diversos momentos marcantes da oitava edição do evento foi a sessão de abertura, com o documentário Martírio, dirigido por Vincent Carelli e codirigido por Ernesto de Carvalho e Tita. O longa, que fala sobre a trágica luta dos Guarani Kaiowá por suas terras e sua sobrevivência, teve inclusive uma sessão extra, atendendo a pedidos do público.

O programa Por um cinema negro no feminino exibiu os filmes Kbela, de Yasmin Thayná, e Amor maldito, de Adélia Sampaio, duas gerações do cinema feito por mulheres negras no Brasil. Em seguida, como parte dos Debates-Semana Petrobras, as diretoras e a historiadora e pesquisadora Janaína Oliveira falaram sobre o tema com o público.

Julio Bressane exibiu pela primeira vez no Rio de Janeiro seu longa mais recente, Beduino, protagonizado pelos atores Alessandra Negrini e Fernando Eiras.

Na competitiva do festival os curtas, médias e longas-metragens concorrem em pé de igualdade e disputam as mesmas categorias. A oitava edição, patrocinada pela Petrobras e Riofilme, aconteceu entre 23 e 30 de novembro no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo.