ASSINE
search button

Museu da República inaugura exposição inspirada em Clarice Lispector em dezembro

Mostra ficará aberta ao público de 11 de dezembro de 2016 a 10 de março de 2017

Compartilhar

No dia 10 de dezembro, quando Clarice Lispector faria aniversário, os visitantes do Museu da República vão receber um grande presente.

Até 10 de março de 2017, os espaços de arte contemporânea do museu vão ser ocupados pela poesia e obra da escritora na exposição 'Somos Todos Clarice', idealizada por Isabel Sanson Portella, curadora da Galeria do Lago.

“É preciso ler Clarice para aprender a vida, para enxergar como a matéria humana se move no mundo do ponto de vista social, familiar, do eu e do outro e da solidão de si mesmo”, afirma a curadora.

“Tem uma frase dela que diz: ‘Eu vou ao encontro do que me espera’. E cada artista foi ao encontro da Clarice que o esperava. Cada olhar encontrou um de seus mistérios: uns descobriram que liberdade é pouco, outros que adoram voar.

Às vezes uma frase ou um conto, uma indagação ou uma imagem sugerida são o ponto de partida para mais questionamentos”, conclui Isabel Portella.

Inspirados em textos da escritora, 20 artistas atuantes no cenário carioca apresentam seus trabalhos, que vão desde pinturas acrílicas, aquarelas, fotografias e fotomontagens a uma performance com um vestido que vai ser usado pela atriz Giovanna Ewbank no dia da abertura.

Na área externa, uma grande instalação montada pelo grupo “Aluga-se”, composto por dez artistas, vai ocupar o coreto, com móveis e objetos que fazem referência aos poemas de Clarice. Leituras de textos também estão previstas na programação, que fica aberta à visitação até o dia 10 de março de 2017.

Artistas participantes

Adrianna Eu, Ana Teixeira, Alessandro Sartore, Bianca Madruga, Claudia Hersz, Denise Adams, Grupo Aluga-se, Joaquim Paiva, Jozias Benedicto, Julia Debassi, Katia Wille, Laura Gorski, + Renata Cruz, Leila Danzinger, Letícia Tandetta, Manoel Novello, Maria Fernanda Lucena, Mariana Guimarães, Panmella Castro, Piti Tomé, Pedro Gandra, Raul Leal, Regina Vater, Thais Beltrame, Virginia Paiva 

Antiga Vizinha do Palácio do Catete 

A título de curiosidade, Clarice Lispector já foi vizinha do Palácio do Catete, que abriga o Museu da República desde 1970.

Em 1940, após a morte de seu pai Pedro Lispector, Clarice e sua irmã Elisa se mudam para a residência de Tania que se casara em 1938, com William Kaufmann –, situada à Rua Silveira Martins, 76, casa 11, no bairro do Catete, na vila chamada de Condomínio Bairro Saavedra, vizinha ao Palácio do Catete.

Neste período a escritora, que já havia tido um conto seu publicado em um jornal semanário, estava se dedicando fortemente à escrita.  

Serviço: Somos Todos Clarice, com curadoria de Isabel Sanson Portella

Temporada: de 11 de dezembro de 2016 a 10 de março de 2017. De terça a sexta das 10h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h

Galeria do Lago, Museu da República - Rua do Catete, 153, Catete

Entrada franca

Classificação: Livre

Telefone: (21)2127-0334