ASSINE
search button

Facha promove terceira edição do Desembaraço

Evento celebra Dia da Consciência Negra e conta com participantes da Uerj, UFF, PUC-Rio eUnirio

Compartilhar

A Facha - Faculdades Integradas Hélio Alonso promove, pelo terceiro ano consecutivo, o evento Desembaraço: Um papo universitário, nos dias 16 e 17 de novembro, como uma celebração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

O Desembaraço nasceu a partir da união de um grupo de amigos negros que decidiram debater as questões raciais, tendo como ponto de partida o fato de o racismo no Brasil ser estrutural e um tema que precisa ser debatido com frequência e em todos os lugares. Com o aumento do número de estudantes negros nas instituições de educação, os alunos da Facha decidiram se reunir e colocar em prática uma série de pautas, buscando autonomia, voz e protagonismo. “Trazemos excelentes palestrantes com profunda propriedade, representatividade e referência”, explica a aluna Caroline Lourenço, uma das idealizadoras do encontro.

O evento é organizado pelo Núcleo Heleno Alves, em parceria com o Núcleo Artístico Cultural, e tem o apoio da Facha - Faculdades Integradas Hélio Alonso. A entrada é gratuita e as palestras acontecem no campus de Botafogo, na Rua Muniz Barreto, 51.

Programação

16 de novembro (quarta-feira), das 10 às 12h

Local: Biblioteca Central Miguel Alonso

Palestrantes: Marcello Dughetto (rapper e idealizador do Duto); Samuel Lima (Mestrando Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas); 

Walmyr Jr. (Historiador, Conselheiro Nacional de Juventude e membro da Pastoral Universitária da PUC-Rio) e Michael Azevedo (Estudante de Ciências Sociais da Uerj e membro do Coletivo Frente Negra na Uerj)

Moderadora: Juliana Queiroz (estudante de Radialismo da Facha)

16 de novembro (quarta-feira), das 18h30 às 22h

Local: Auditório Barbosa Lima Sobrinho

Palestrantes: Flávia Oliveira (Jornalista), Marcela Lisboa (Estudante de Jornalismo da Facha, Produtora Cultural e integrante da Cia CorpAFRO) e

Ivone Caetano (Desembargadora do TJ)

Moderadora: Caroline Lourenço (Jornalista formada pela Facha)

17 de novembro (quinta-feira), das 10h às 12h

Local: Biblioteca Central Miguel Alonso

Palestrantes: Jo?o Vitor Assis (Estudante de Comunicação Social- Relações Públicas  e integrante do coletivo Frente de Negras e Negros da Uerj); Nathali de Deus (Estudante de Antropologia na UFF e integrante do coletivo negro da UFF- CENUFF); Lucas Nonato (Estudante de Gestão Pública para o desenvolvimento econômico e social- UFRJ e representante do coletivo negro da Unirio- Luisa Mahin); Ronilso Pacheco (Interlocutor Social do Viva Rio, graduando em Teologia pela PUC-Rio, membro do Coletivo Nuvem Negra e autor do livro Ocupar, Resistir, Subverter)

Moderadora: Marcella Cabral (Estudante de Publicidade e Propaganda da Facha)

17 de novembro (quinta-feira), das 18h30 às 22h

Local: Auditório Barbosa Lima Sobrinho

Palestrantes: David Judson do Nascimento Azevedo (Professor Doutor da Facha) e Luciana Barreto (Jornalista)

Moderadores: Tatiane Alves (Estudante de jornalismo da Facha) e Sady Biachin (Professor Mestre da Facha e coordenador do Núcleo Artístico Cultural)

Serviço: Desembaraço: Um papo universitário

Data: 16 e 17 de novembro

Horários: 10 às 12h e 18h30 às 22h (confira acima aprogramação)

Locais:  Biblioteca Central Miguel Alonso e Auditório Barbosa Lima Sobrinho, no campus da FACHA (Rua Muniz Barreto, 51, Botafogo)

Entrada: gratuita