ASSINE
search button

Filme sobre Snowden estreia nesta quinta-feira (10) no Brasil

Analista vazou informações secretas do governo dos EUA

Compartilhar

O filme "Snowden - Herói ou Traidor", sobre o engenheiro de computação Edward Snowden, que ficou conhecido no mundo inteiro por ser o responsável pelo maior vazamento de documentos secretos da história dos Estados Unidos, estreia nesta quinta-feira (10) nos cinemas do Brasil.    

O longa, dirigido pelo cineasta vencedor de dois Oscar, o norte-americano Oliver Stone, que está no Brasil para o lançamento, reconstitui a trajetória de Snowden entre 2003 e 2013 e aborda pontos cruciais de sua vida, inclusive a acusação de que Washington espionava líderes políticos e empresas.    

Com um imenso impacto visual e emotivo, "Snowden" retrata como um jovem patriótico disposto a servir os Estados Unidos se deparou com o escândalo de interceptação de emails e celulares de milhares de pessoas.    

Estrelado por Joseph Gordon-Levitt, Nicolas Cage e Shailene Woodley, a obra de Stone denúncia os extremos poderes de um Estado contra a liberdade dos cidadãos e tenta alertar a sociedade de que a vida pessoal e, principalmente, virtual não são realmente "secretas" e que sua privacidade pode ser corrompida a qualquer momento em nome da "segurança nacional".    

Considerado um vilão em sua terra natal, o ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) está radicado na Rússia desde que fugiu da Justiça norte-americana.