ASSINE
search button

"Baixada em Cena" ocupa Teatro Glauce Rocha com espetáculos, oficina, debates e leituras 

Mostra composta por 18 coletivos da Baixada Fluminense

Compartilhar

Entre os dias 2 e 13 de novembro, a Rede Baixada em Cena – formada por 18 coletivos de 13 cidades da Baixada Fluminense – retorna ao centro do Rio para mais uma mostra teatral, desta vez no Teatro Glauce Rocha.

Contemplada pelo edital “Cena Aberta”, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a segunda edição da Mostra Baixada em Cena ocupa um dos espaços culturais mais importantes do Rio com  espetáculos, leituras dramatizadas e debates a preços populares. Abrindo a programação na quarta-feira, 2 de novembro, o espetáculo “Falar da Baixada”, da Cia. Atores da Fábrica, faz um recorte histórico da região, trazendo diversos motivos pelos quais se deve enxergar a Baixada Fluminense com um novo olhar.

"O projeto é o segundo evento da Rede Baixada em Cena na capital e nasceu da vontade de realizar um encontro entre grupos de teatro baseados na Baixada Fluminense, pensadores, público e produtores culturais, para discutir a criação estética e o poder de mobilização por meio das vivências cênicas da região”, diz Lino Rocca, um dos fundadores da Rede Baixada Em Cena e integrante do CETA, de Nova Iguaçu. A primeira edição da mostra foi realizada em março deste ano nas Bibliotecas Parque do Centro, de Manguinhos e da Rocinha e teve o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Mais de duas mil pessoas prestigiaram a ação.