ASSINE
search button

Espetáculo de dança inspirado em Kafka estreia na Caixa Cultural do Rio

Montagem terá quatro apresentações seguidas de bate-papos e oficinas

Compartilhar

Criado a partir da obra do escritor tcheco Franz Kafka, o espetáculo Rasante, da No Ar Cia de Dança, de Belo Horizonte, chega ao Rio de Janeiro para curta temporada na Caixa Cultural, de 27 a 30 de outubro, sempre às 19h. Após cada uma das apresentações, haverá bate-papo com o público sobre o processo criativo do espetáculo, realizado de forma coletiva. 

Idealizado pelo ator, bailarino e coreógrafo Sérgio Penna, também diretor do espetáculo, a obra é produto da criação coletiva de Penna com os bailarinos/intérpretes Gabriela Christófaro, Bernardo Gondim, Lourenço Marques e Ana Virginia Guimarães. 

A obra rendeu à companhia o Prêmio Fundação Clóvis Salgado de Estímulo às Artes Cênicas 2013 na categoria Montagem-Dança. Em 2014, estreou na capital mineira e, desde então, circulou em festivais de várias cidades do interior do estado.

Rasante é um “sobrevoo” pela obra singular de Kafka, em que o homem e as situações que o rodeiam o colocam frente ao desafio de decifrar o sentido da vida num meio burocratizado. Para Penna, as situações da obra do tcheco tornaram-se ricas provocações para a criação. Por meio de gestos e jogos cênicos, o espetáculo recria e torna visível a obra considerada paradigma do século 20.

“A gente se movimenta livremente conectado com o todo e não individualmente. É um jogo de sintonia, de escuta, de percepção do outro, dos corpos e do espaço. Rasante é um espetáculo em que cada um de seus cinco intérpretes se relaciona com os outros e com o espaço. Qual jogo estamos jogando?”, provoca o diretor.

Oficinas

O processo criativo de “Rasante” é o tema dos bate-papos com o público, realizados após as apresentações, no próprio teatro. Para quem quiser se aprofundar no assunto, a oficina ‘A criação coletiva na Dança Contemporânea’, gratuita, será oferecida nos dias 28 e 29 de outubro (sexta e sábado), das 10h30 às 13h30. 

A oficina é limitada a 15 pessoas –- maiores de 16 anos –- por dia. As inscrições devem ser feitas até 25 de outubro, com envio de carta de interesse para [email protected].