ASSINE
search button

Arte Pública chega às praças históricas do Rio

3º Festival Carioca de Arte Pública traz diversas apresentações a sete praças durante oito dias

Compartilhar

Entre os dias 4 e 14 de novembro, sete praças históricas da cidade do Rio de Janeiro receberão o Festival Carioca de Arte Pública. O evento, que chega à sua 3ª edição, vai mobilizar diversos artistas de rua, que gastarão muita sola de sapato em apresentações e cortejos que vão se estender por Cinelândia, Praça Marechal Âncora (próximo à Praça XV), Praça Muhammad Ali (localizada no Boulevard Olímpico), Cais do Valongo, Praça da Lapa, Praça XV e Praça Mauá.

O Festival, fruto do Fórum Carioca de Arte Pública, é coordenado por um dos maiores expoentes e fomentadores da arte e da cultura nacional, o ator, diretor e teatrólogo, Amir Haddad. “Artistas e grupos públicos de rua terão a oportunidade de mostrar a sua importância para o desenvolvimento e crescimento social. Serão duas semanas em que se manifestará a diversidade da Arte Pública que se apresenta nos espaços abertos da cidade, convive e tem relação direta e horizontal com a população do Rio de Janeiro. Mais que uma proposta, uma possibilidade para a cidade e para um possível futuro”, destaca.

Sempre em defesa da Arte Pública e sua livre expressão, o evento, que conta com espetáculos para adultos e crianças, tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, realização do Instituto Tá Na Rua e da Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades.

- O conceito de “Arte Pública” ainda é muito novo e, ao mesmo tempo, muito antigo. Uma arte que se faz e que se produz para todos, sem distinção de classe ou nenhuma outra forma de discriminação, podendo ocupar todo e qualquer espaço, e com plena função social de organizar o mundo, ainda que por instantes, fazendo renascer na população a esperança. Um direito de todo e qualquer cidadão – ressalta Amir Haddad.