ASSINE
search button

Confira os filmes italianos da 40ª Mostra de Cinema em SP

Longas serão exibidos até 2 de novembro em São Paulo

Compartilhar

Ao menos 20 filmes italianos serão exibidos na 40ª edição da Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, que acontece até o dia 2 de novembro.   

Durante duas semanas, serão exibidos 322 obras em espaços culturais, cinemas e museus. Neste ano, o evento contará com a presença do diretor italiano Marco Bellocchio, que irá receber o Prêmio Leon Cakoff, entregue todos os anos pela organização da mostra.   

Conheça os principais filmes, que serão exibidos, com direção de Bellocchio:

1. "Bella Addormentata" ("A bela que dorme") - O filme retrata a complexa questão da eutanásia, em resposta ao caso de Eluana Englaro na Itália.   

2. "La Cina é Vicina" ("A China está próxima") - Traz a história de um professor universitário que tenta a carreira política, ajudado por um contador, enquanto sua secretária, noiva do contabilista, transforma-se em sua amante apenas por provocação.   

3. "L'ora di Religione ("A hora da religião") - Conta a história de um pintor e ateu convicto que descobre que sua mãe pode se tornar uma santa.   

4. "Fai Bei Sogni" ("Tenha belos sonhos") - O filme traz a história de um garoto de nove anos, que tem a vida abalada após a morte misteriosa de sua mãe. Durante a vida adulta, ele precisa lidar com os fantasmas do passado.   

5. "Buongiorno, Notte" ("Bom dia, noite") - O filme retrata a história de membros do grupo extremista Brigadas Vermelhas, que sequestram Aldo Moro, ex-primeiro-ministro da Itália e líder do partido Democracia Cristã, que, do seu cativeiro, escreve cartas a políticos, ao Papa Paulo VI e à sua família.

6. "I Pugni in Tasca" ("De punhos cerrados") - Traz a vida de uma mãe de quatro filhos que não consegue educá-los nem administrar a casa.

7. "Il Diavolo in Corpo" ("Diabo no Corpo") - Conta a história de um estudante italiano, que apaixona-se por uma mulher (paciente de seu pai, que é psicólogo) cujo noivo está preso por sua participação em um movimento radical.

8. "La Balia" ("Intrusa") - O filme retrata a vida de um psiquiatra, que contrata uma babá, com quem cria uma ligação forte, para seu filho enquanto sua esposa sofre de depressão pós-parto.

9. "Sorelle Mai" ("Irmãs jamais") - É uma mistura de documentário e ficção que retrata, em seis episódios, uma história sobre a família do diretor na cidade de Bobbio, entre 1999 e 2008.

10. "Pagliacci" ("Pagliacci") - Conta a história de um teatro onde acontecem ensaios de uma adaptação da ópera "I Pagliacci". Não há orquestra, apenas um piano e os cantores.

11. "Sangue del mio Sangue" ("Sangue do meu sangue") - Narra a vida de um jovem padre que só pode enterrar seu irmão, que cometeu suicídio, em terreno sagrado, se sua amante, a freira Benedetta, confessar seus pecados para salvar a alma do morto.

12. "Vincere" ("Vencer") - Narra a história da mulher que afirma ser a verdadeira esposa do ditador Benito Mussolini e que o ajuda a financiar o Il Popolo d'Italia, um jornal que Mussolini fundou para ser o núcleo do futuro Partido Fascista.

Além de Bellocchio, Paolo Sorrentino, Federico Fellini, Antonietta de Lillo, Cristiano Bortone, Matteo Zoppis e Alessio Rigo de Righi também terão obras exibidas durante a 40ª Mostra. Algumas sessões terão entrada gratuita.