ASSINE
search button

Quinteto de Cordas Wiener Kammersymphonie apresenta obras de Mozart, Beethoven e Korngold

Concerto do Rio de Janeiro terá participação especial da pianista Simone Leitão

Compartilhar

Aliar o nível máximo de alegria ao fazer música com a inovação e a tradição: esta é a síntese da filosofia do Quinteto de Cordas Wiener Kammersymphonie.

O concerto chega ao Rio na prócima terça-feira, 25 de outubro. Na apresentação carioca uma participação especial: a pianista Simone Leitão. Acompanhada do quinteto Simone vai interpretar o Concerto para piano em Fá Maior KV 459, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Vienna Chamber Symphony nasceu do encontro de instrumentistas de primeiríssimo nível radicados em Viena, unidos com o objetivo comum de fundir suas experiências artísticas individuas com um projeto único e convincente. A absoluta ausência de barreiras e estereótipos de qualquer gênero faz com que o quinteto execute um repertório muito amplo, abarcando desde a clássica Viena até a Viena contemporânea, trazendo à tona compositores injustamente esquecidos. 

Fundado em 2006, por ocasião do 'Ano Mozart', estrearam na Espanha com uma série de concertos apreciados pelo público e crítica, que os considerou os melhores de toda a extensa temporada dedicada ao gênio de Salzburgo. Posteriormente, o grupo realizou uma série de projetos dedicados àqueles compositores austríacos que foram contemporâneos de Mozart. Abertos a qualquer tipo de fusão com outras expressões artísticas, o quinteto também realizou, no âmbito do 'Umbria Music Festival', projetos crossover, fundindo o puro classicismo vienense com influências da dança hip-hop. 

Constantemente convidados a participar dos mais importantes festivais internacionais, já se apresentaram no Ravello Festival (Itália), Alba Musicfestival (Itália) e o Side Musicfest (Turquia), entre outros. A Wiener Kammersymphonie se exibe em formação de quinteto de corda, mas expressa conceitualmente – tanto em estilo quanto em repertório – como uma identidade orquestral.

Já realizaram turnês pela Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Peru, Panamá, Dinamarca, Inglaterra, Holanda e Polônia, entre outros. Em 2014, executaram em Madri, na prestigiosa Fundação March, a Quinta Sinfonia de Beethoven por um quinteto de cordas, numa versão histórica. Neste mesmo ano, destacou-se sua participação no “Festival de las Naciones”, de Cittá di Castello (Itália), com um programa de rara execução e com a valiosa presença do ator Alessio Boni.

Na temporada 2015/2016, o quinteto realizou 'A Flauta Mágica', uma adaptação para público infantil de 'A Flauta Mágica' de Mozart, produção do Teatro Real (Madri, Espanha). Além disto, dedicou-se a interpretação do 'Concerto nº 2 para Piano' de Chopin, numa adaptação para piano e quinteto de cordas, quando o grupo fez sua estreia na França.

O quinteto vem se dedicando especialmente a projetos como este da Flauta Mágica, além do programa The decadente Vienna: music and Reading, para quinteto de cordas e um ator e a workshops que visam à integração com grupos similares dos países onde toca.

Contando com a Direção Artística de Sérgio Mastro, o quinteto é formado pelos seguintes músicos: Vira Zhuk (primeiro violino), Maximilian Bratt (segundo violino), Wolfram Fortin (viola), Sergio Mastro (violoncelo e direção artística) e Felipe Medina (contrabaixo).

Simone Leitão, pianista

A artista mineira fundou a agência Brasil Classical e se tornou referência no panorama de ações culturais dedicadas à música no Brasil como a Academia Jovem Concertante e a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio. É uma das mais atuantes pianistas brasileiras do cenário nacional, reconhecida por seu intenso temperamento e técnica exuberante. Mantém densa agenda internacional e se apresenta em salas prestigiosas. Atuou ao lado de orquestras como a Miami Symphony, Amazonas Filarmônica, Neojibá da Bahian, Sinfônica Heliópolis e Filarmônica do Espírito Santo. Em 2010, tocou em seis cidades da China, onde ministrou aulas no Conservatório de Pequim e na Universidade de Qindao. Em 2013, realizou turnê nacional com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa sob as batutas de Apo Hsu e Guilherme Bernstein e que originou o documentário 'Pare Olhe e Escute', dirigido por Katia Lund. No ano seguinte, lançou seu primeiro CD com obras de Bach, Ginastera, Rachmaninoff e Mehmari. Gravou na Noruega um novo CD dedicado a Bach, a ser lançado em 2017. Acaba de realizar uma série de apresentações em São Paulo com a Sinfônica de Barra Mansa, com absoluto sucesso de público, sob regência do americano Alastair Willis. Tem Doutorado pela Universidade de Miami, Mestrado pela Academia de Música da Noruega e Bacharelado pela UniRio. Deve sua formação nos EUA a Ivan Davis, discípulo de Horowitz, na Noruega a Geir Beaaten e no Brasil a Linda Bustani e Homero Magalhães.

Simone Leitão varreu a atmosfera da Knight Hall, com lirismo e vitalidade. Solista impecável, com técnica perfeita! Lawrence Budmen, do Miami Herald.

Técnica fluente, paixão, precisão, controle impecável. Uma artista nata. Harry Rolnick, do Concerto Net, New York

Programa

W. A. Mozart (1756-1791): Concerto em Fá Maior nº 19 KV 459

1.   Allegro

2.   Allegretto

3.   Allegro assai

E. W. Korngold (1897-1957): Märchenbilder (Imagens de contos de fadas)

1.   Vivace

2.   Andante

3.   Grotesker Trauermarsch

4.   Molto vivace

5.   Andantino

Intervalo

L. v. Beethoven (1770-1857): Sinfonia nº 7 (versão para quinteto de cordas)

1.   Poco sostenuto-Vivace

2.   Allegretto

3.   Presto

4.   Allegro con brio

Serviço: Vienna Chamber Symphony Quinteto de Cordas Austríaco

Data: 25 de outubro, terça-feira, às 21h

Local: Teatro Bradesco Rio - Avenida das Américas, 3900 – loja 160 do Shopping VillageMall – Barra da Tijuca

Classificação: Livre

Mais informações: www.teatrobradescorio.com.br