ASSINE
search button

Livro revela região de Abrolhos em contexto inédito de “terra e mar”

Equipe explorou a costa e o oceano de Abrolhos durante um mês, visitando mais de 14 cidades 

Compartilhar

Usando o esporte de aventura como meio, a equipe de exploração Miramundos desbravou toda a região de Abrolhos, o oceano e também a costa brasileira, visitando 14 cidades e uma área total de 95.000km2 . O resultado está documentado no fotolivro “Abrolhos: Terra e Mar”, que será lançado em novembro pela editora Bambalaio. A edição bilíngue, com 200 páginas, tem curadoria de Jaime Portas Vilaseca e traz fotos de Rafael Duarte – que também assina os textos – Flavio Forner e Enrico Marcovaldi.

Abrolhos é revelado neste trabalho com um contexto inédito onde não só o oceano, mas também a costa teve papel fundamental na construção da narrativa. A equipe, que contou com consultoria e orientação técnicas da organização ambiental Conservação Internacional – que atua em Abrolhos há 20 anos -, percorreu toda a região, incluindo os 300km de costa, que reserva recantos e parques naturais ainda pouco conhecidos no Brasil. “A região é prioritária para as atividades da CI-Brasil , pois conseguimos aliar proteção da biodiversidade marinha e terrestre. Além do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, trabalhamos também com três Parques Nacionais (Pau Brasil, Monte Pascoal e Descobrimento) e duas RPPNs, a Rio do Brasil e a Estação Veracel (Reservas Particulares do Patrimônio Natural)” explica Rodrigo Medeiros, Vice-Presidente da Conservação Internacional.

Assinam o prefácio e o posfácio do livro os diretores da Conservação Internacional Guilherme F. Dutra, de Estratégia Costeira e Marinha, e Beto Mesquita, de Estratégia Terrestre, respectivamente. “Esse novo olhar destaca o potencial da região para o ecoturismo, que ainda é bem pouco aproveitado. Ela nos ajudará a apresentar para a sociedade em primeira mão estes caminhos” ressalta Dutra.