ASSINE
search button

Colin Firth apoia comédia italiana sobre empregos informais

Filme foi financiado por crowdfunding e reúne jovens atores

Compartilhar

Humor, ironia e tons surreais são os itens que compõem "In Bici Senza Sella" ("Na Bicleta Sem Banco"), a comédia dirigida por sete cineastas sobre condições o mercado informal de trabalho na Itália. A obra partiu de uma ideia de Alessandro Giuggioli, ator italiano com longa carreira no exteriro, e foi financiada por um crowdfunding. Um dos apoiadores é o ator britânico Colin Firth, que dará uma palestra no dia 27 de outubro aos alunos da Universidade La Sapienza, na capital italiana. 

"Agora que passamos pelo referendo do Brexit, precisamos falar um pouco aos jovens sobre a Europa, um tema que está no coração desde sempre", disse Giuggioli, ressaltando que o projeto do filme começou há quatro anos. "In Bici Senza Sella nasce da necessidade de falar sobre uma geração de trabalhadores informais que são frequentemente banalizados e desconhecidos", disse. "'Na Bicicleta Sem Banco' foi o título escolhido porque, se você fica de pé, precisa empurrar os pedais em uma subida longa e seguir adiante é a única chance. Se você sentar, machuca mais".    

"O tema abordado toca a todas as pessoas, pois fala do mercado de trabalho sem carteira assinada. Contamos as histórias de maneira irônica", afirmou o ator. "Para ultrapassar o muro que impede quem não é reconhecido de fazer filmes, envolvi atores e diretores talentosos e criamos o filme em vários episódios, a cada vez que havia financiamento". O filme foi premiado no Toronto Independent Film Award e agora será exibido no Festival de Cinema de Roma. No elenco, têm Edoardo Pesce, Alberto di Stasio e Riccardo de Filippis.