ASSINE
search button

Abertura do Congresso Mundial dos Criadores de Audiovisual

Compartilhar

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (29) no Museu Histórico Nacional, o evento de abertura do Congresso Mundial dos Criadores de Audiovisual onde estiveram presentes vários  membros da comunidade audiovisiual: Jayme Monjardim,  Murilo Salles, José Joffily, Silvio Da-Rin,  Fontoura, Tetê Moraes, Luis Carlos Barreto, Sylvio Back, entre outros.

Fruto do contrato de reciprocidade com a DAC da Argentina. (a DBCA tem acordos já  assinados com a  Argentina, Chile, Colômbia e com México). Os  valores dos direitos autorais das obras exibidas na Argentina foram entregues com aviso de crédito pelo tesoureiro da DBCA Guilherme Almeida Prado ao diretor Jayme Monjardim,  à  representante  da diretora Amora Mautner, ao diretor Antônio Fontoura e ao produtor Luis Carlos Barreto representando seu filho Fábio Barreto. Jayme declarou " Agora os diretores devem ser embaixadores deste movimento".

O valor dos outros diretores está disponível na DBCA para recolhimento. Pioneiros e falecidos diretores também estão nesta lista como: Leonardo Hisman,  Joaquim Pedro de Andrade, Eduardo Coutinho e Glauber Rocha. A Lista completa desta primeira leva inclui entre muitos outros: Alice de Andrade, Cao Hamburger, Lucia Murat, Paulo Thiago, Walter Salles, etc.

A lista total da Argentina tem 384 diretores que têm direitos a receber. > > Os convidados internacionais que participaram da primeira mesa de debates: o diretor argentino Marcelo Piñeyro (ganhador de dois Goya além de mais de 20 prêmios);  o diretor colombiano Mário Mitrotti (diretor da Dasc); ; o diretor da Croácia Danilo Serbedzija e odiretor Dariusz Gajewski da Polônia. 

Apresentados por Yves Nilky autor e roteirista, presidente  da Writers & Directors Worldwide. Eles contaram sobre a situação de cada país na questão dos direitos autorais. Barreto declarou " O Brasil é  7° mercado mundial de cinema e um dos primeiros em TV e têm fortunas a receber. Este é um momento mais que histórico.  Isto é um caminho de profissionalização no Brasil, que obriga o mercado se profissionalize e respeite a legislação".

A criação da GEDAR (Gestão de Direitos Autorais de Autores Roteiristas ) foi anunciada com a presença dos roteiristas: Sylvia Palma,  Marcelo Esteves, Juliana Reis, Marcílio Moraes, Thiago Dottori,  Ricardo Hofstetter. A associação irmã da DBCA. O roteirista  Marcílio Moraes abriu a mesa.  O autor falou sobre a remuneração dos direitos autorais à partir da exibição da obra, que poderá garantir uma maior autonomia da categoria e  garantias para o futuro  como plano de saúde. Foi anunciada em primeira mão a disponibilidade de 250 mil dólares (através  do recolhimento  de direitos autorais de obras brasileiras exibidas na Argentina) para ser enviado ao Brasil através da GEDAR para roteiristas brasileiros.