ASSINE
search button

Theatro Municipal do Rio estreia o programa ópera + balé

Novidade da temporada 2016, atração reúne a ópera Mozart e Salieri e o balé Sheherazade

Compartilhar

A primeira versão musical de uma das mais conhecidas lendas na música clássica – o suposto envenenamento de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) pelo compositor concorrente Antonio Salieri (1750-1825) – e a obra mais popular do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov estão na estreia da série Ópera + Balé. 

A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Cultura, apresenta nos dias 28, 29 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro, este programa duplo constituído de obras de ambos os gêneros com apenas um ato, reunindo em um único espetáculo integrantes dos três Corpos Artísticos, Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica.

"Juntar ópera e balé em um mesmo espetáculo significa reunir os dois gêneros que representam a razão de ser da existência de um teatro como o Municipal do Rio de Janeiro, um organismo cultural singular em nosso estado por abrigar corpos artísticos próprios. A proposta de Ópera + Balé é apresentar duas obras distintas, que se juntam para formar um espetáculo único, no qual há algum elemento comum que possa criar unidade. No caso do espetáculo concebido para esta temporada, o elemento unificador é a música de Nicolai Rimsky-Korsakov, integrante de uma geração de compositores, o chamado Grupo dos Cinco, que inseriu a música russa no mapa musical da Europa do Século XIX", disse André Cardoso, diretor artístico do Municipal.