ASSINE
search button

Sexta edição do Festival Universitário de Teatro começa neste sábado (24)

Abertura acontece na Sala Baden Powell, com 'O Mambembe', espetáculo convidado deste ano

Compartilhar

A sexta edição do Festu, um dos mais importantes eventos reunindo os novos nomes das artes cênicas no País, acontece de 24 de setembro a 08 de outubro, no Rio de Janeiro.

Criado em 2010 pelo produtor Miguel Colker e pelo diretor e ator Felipe Cabral para fomentar e revelar novos talentos, o festival, em suas seis edições, tornou-se ponto de encontro para experimentações, ebulição criativa e diversidade de ideias de jovens apaixonados pelo ofício. Muito deles, integrantes das edições anteriores, já considerados como revelações em cinema, TV e teatro.

A abertura acontece nos dias 24 e 25 de setembro, sábado e domingo, na Sala Baden Powell, com o espetáculo convidado deste ano: O Mambembe, clássico do teatro brasileiro, em versão do Teatro Musicado, da Unirio.

Na semana seguinte, a Mostra de Espetáculos, no Teatro Cesgranrio, de 28 de setembro e 02 de outubro, apresenta um panorama de peças de destaque produzidas em ambiente universitário. São elas 'Ponte Golden Gate', (dia 28/09, quarta, 20h), 'Isso é Um Convite' (29/09, quinta, 20h), 'Na Granja' (30/09,  sexta, 20h), 'Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet' (01/10,  sábado, 19h) e 'Nada Menos Que Muito' (02/10,  domingo, 19h).

A Mostra Nacional Competitiva de Esquetes encerra a programação, de 05 a 08 de outubro, com 27 grupos integrados por estudantes de teatro selecionados em todo o Brasil que mostrarão, com entrada franca, trabalhos que concorrerão ao prêmio de R$ 20.000,00 para a Melhor Esquete, e também aos prêmios de Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Texto Original, Melhor Direção, Melhor Figurino, Melhor Cenografia, Melhor Iluminação e Melhor Trilha Sonora.

O júri será integrado por nomes consagrados e por artistas já premiados no festival e que fazem parte de sua história.

"A seleção desta edição mostrou uma contundência ímpar, foi a que mais vimos grupos se aproveitando do teatro para mostrar suas visões do mundo. Eles sabiam muito bem o que queriam dizer e expressar, através do teatro, a realidade que estão vivendo. Tivemos muitos coletivos de mulheres, cenas sobre relações homoafetivas, sobre periferia, sobre a crise entre a esquerda e a direita, entre outros temas. É uma edição que dá, especialmente,  voz ao que muitos jovens querem falar, que valoriza a pluralidade e a representatividade.", diz Felipe Cabral.

Miguel Colker completa: "Quando criamos o Festu lembro de falarmos – ‘Um dia o ator ou atriz x vai ter seu trabalho repercutido e vamos convidá-lo para ser jurado, o festival vai virar um ciclo’. Hoje, vendo artistas que passaram pelo festival despontarem em diferentes linhas de atuação, nos dá um sentimento de que estávamos certos em depositar energia, suor e tempo para promover esses encontros anuais. Nesta edição, além de termos como jurado o Johnny Massaro, que foi premiado como melhor ator no 1º Festu e hoje é uma jovem referência no cenário de projetos de teatro, cinema e televisão, vemos vários outros artistas que passaram pelo festival e hoje já se destacam em suas carreiras. Assim como a vida, desejamos que o Festu seja um ciclo de continuidade. "

O 6º Festu é  apresentado pela Fundação Cesgranrio.

Mais informações e programação completa: https://www.festu.com.br