ASSINE
search button

Oscar: "País de merda", diz diretor de 'Chatô', que não foi selecionado 

Guilherme Fontes atacou integrantes da comissão e responsabilizou MinC

Compartilhar

O diretor Guilherme Fontes criticou, nesta terça-feira (13), a decisão da comissão do Ministério da Cultura que escolheu o filme Pequeno Segredo para representar o Brasil numa eventual indicação ao Oscar na categoria de filme estrangeiro. Chatô, filme de Fontes, integrava a lista de filmes que estavam concorrendo, assim como Aquarius, sucesso de crítica e que também foi preterido pelo MinC.

No Facebook, o diretor disse que o Brasil é "um país de merda" e publicou a crítica de Pequeno Segredo na Folha de S.Paulo. De acordo com o crítico Alcino Leite Neto, o filme de David Schurmann é "um dos piores filmes do cinema brasileiro dos últimos anos": "(Pequeno Segredo) é um oceano de clichês e sentimentalismo. A narrativa é piegas, as imagens são piegas, a banda sonora é piegas, a direção é de uma platitude sem fim".

"Realmente um pais de merda. Desculpe se generalizei. Desabafo. Chatô recebeu prêmio APCA de melhor diretor da associação de críticos, todos prêmios ABC de técnicos da Associação brasileira de cinematografia e concorre a 12 indicações da Academia Brasileira de cinema. O ministério da cultura junto com Luis Carlos Barreto foram os responsáveis por mais de 15 anos do atraso do filme e o TCU afirma que eles estavam errados. 99% da critica foi unânime e junto com o público reconhecem a alta qualidade do filme. E agora eles indicam ao Oscar um filme que ninguém viu. Patético. Nem estreou. Vai estrear apenas 1 dia para cumprir protocolo. !!! O que eu podia esperar de uma comissão com um membro da família Barreto na presidência e uma Carla Camurati julgando...Esses dois frustrados e medíocres diretores que passaram anos me detonando de graça jamais seriam grandes pra reconhecer o óbvio. Gente hipócrita. 'Pedalaram' apenas para não darem o braço a torcer. Porque são 'pequenos'. E os demais fazem silêncio ?! Em gratidão a todos os técnicos e a minha família, acho que vou concorrer em paralelo. Que nem Cidade de Deus. Vergonha. Decisão Injusta e incorreta", escreveu Guilherme Fontes.

>> Decisão do Minc de não indicar 'Aquarius' ao Oscar gera críticas nas redes sociais

>> "Pequeno Segredo" desbanca "Aquarius" e disputa vaga no Oscar

>> Ministério da Cultura divulga os 16 filmes que buscarão uma vaga no Oscar 2017

>> Em protesto, diretor de 'Boi neon' retira filme de disputa por Oscar

>> Diretor de cinema rebate críticas de ministro da Cultura

>> Artistas brasileiros protestam contra "golpe de Estado