ASSINE
search button

Guia revela expressões e símbolos que marcam o estilo de vida do carioca

Compartilhar

Na moral: a farofa no Arpex é um tremendo vacilo, mas o rolé pelo Calçadão e o esquenta na laje são uma parada perfeita pra azaração. A segunda edição do guia Carioca de A a Z, do criativo e publicitário André Eppinghaus, chega às livrarias trazendo 50 expressões que traduzem o estilo de vida de quem circula pelo Rio de Janeiro. A informalidade e as principais gírias incorporadas ao dia a dia da cidade estão todas lá, com leveza e bom humor. 

 Editado pela Réptil, o livro passeia pela irreverência do carioca, sem contar vantagem ou tirar partido. “Carioca é assim. Adora puxar um papo e tratar como amigo quem acabou de conhecer. Essa informalidade gera uma intimidade quase instantânea e um jeito único de viver, que este livro aborda sem medo de ser feliz”, explica o autor. 

O Biscoito Globo, chamado de “sem gosto e sem graça” pelo The New York Times, é um dos destaques do guia, com direito a foto da tradicional embalagem. “É o Rio de Janeiro em forma de biscoito de polvilho – sem glúten”, define Eppinghaus.  

Com pouco mais de 80 páginas, o guia expõe em ordem alfabética símbolos e lugares que ajudam a construir a identidade cultural da cidade. O ovo rosa, o mate vendido na praia e neologismos como “demorô”, “partiu” e “já é” também marcam presença, convidando o leitor a brincar com o carioquês. 

Não há fotos de cartões postais, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, nem dicas de bares e restaurantes da moda. Em seu lugar, as tiradas que ilustram o caso de amor dos cariocas com sua cidade. “As 50 expressões revelam um jeito de levar a vida de forma leve e descomplicada, como aliás deve ser a vida”, afirma o autor.  

A trajetória profissional de André Eppinghaus sempre esteve ligada ao Rio de Janeiro. Desde que deixou a sociedade na agência Prole, há um ano e meio, vem se dedicando a novos projetos que agora estão abrigados na base carioca da GiG.  A empresa é uma rede de inteligência que apoia marcas, lugares e causas. A GiG abriu as portas em São Paulo e hoje já está presente também em Lisboa, Londres e São Francisco.

Eppinghaus lançou ainda O Guia dos 100 Criativos Cariocas, livro que revela talentos da cidade no design, gastronomia, música e arte urbana. Em sociedade com a editora Luiza Figueira de Mello, foi um dos idealizadores do In5ider, rede social que traz dicas exclusivas sobre cada cidade, tendo o Rio como ponto de partida.