ASSINE
search button

Música + Culinária: Zé Renato com Roberta Sudbrack e Danilo Caymmi no CCBB

Compartilhar

Tema recorrente de várias canções de Dorival Caymmi, a culinária ilustra também situações pitorescas do cotidiano criadas por diferentes autores. Além dos clássicos de Caymmi, outros bons exemplos são “Feijoada completa”, de Chico Buarque, e “Cabritada mal sucedida”, de Geraldo Pereira.

Danilo Caymmi nasceu em uma das famílias mais musicais do Brasil: filho de Dorival e Stella, irmão de Dori e Nana Caymmi e pai de Alice. Nos anos 1980, passou a integrar a banda de Tom Jobim como flautista e cantor. O título mais recente de sua discografia é “Canta Dorival” (2015), disco em parceria com Bruno Di Lullo e Domenico Lancellotti.

Roberta Sudbrack chefiou por sete anos a cozinha do Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República do Brasil, no mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi a primeira chef de cozinha na história dos quase cinquenta anos do Palácio da Alvorada. Da mesma forma, é a única mulher a comandar no Brasil um restaurante três estrelas, pelo Guia Quatro Rodas, nosso Michelin.

O projeto + Música

Em 2016, o cantor Zé Renato completou 60 anos de vida e quatro décadas de trajetória artística. Compositor e cantor versátil e intérprete sensível, ao longo desse período, o músico inspirou seu repertório em diversas manifestações da canção, como o samba, a bossa nova, a MPB, a jovem guarda, o fado e tantas outras, revelando uma personalidade curiosa e atenta ao cotidiano, sempre absorvendo informações que sirvam de conteúdo para novas composições. Uma realidade, aliás, não apenas do dia a dia de Zé Renato, mas de quem tem a criação musical como ofício e vocação.

O projeto Música + parte dessa percepção para discutir como todo assunto, do mais prosaico ao mais complexo, serve como matéria-prima para o surgimento de uma canção. Semanalmente, entre agosto e outubro, o Teatro II do CCBB Rio de Janeiro receberá Zé Renato para mediar encontros nos quais o cantor terá como convidados mais um músico e uma personalidade de diferentes áreas para discutir as infinitas possibilidades de diálogo entre música e temas como cinema, futebol, culinária, humor, meio ambiente, televisão, carnaval, infância, política e artes cênicas.

A programação contará com os cantores Danilo Caymmi, Eduardo Dussek, Pedro Miranda e Pedro Paulo Malta; as cantoras Nina Becker, Jussara Silveira e Soraya Ravenle; os jornalistas e biógrafos Ruy Castro e João Pimentel; o compositor Moacyr Luz; a escritora Ana Maria Machado; o acordeonista e cantor Marcelo Caldi; a jornalista esportiva Marluci Martins; o crítico musical Mauro Ferreira; o autor teatral Flávio Marinho; o humorista, cartunista e músico Reinaldo Figueiredo; o ator e escritor Haroldo Costa; a chef de cozinha Roberta Sudbrack e a jornalista e ambientalista Paula Saldanha. Com produção da dupla Carlos Belém e Natália Guimarães, que, parceiros há mais de cinco anos, colecionam dezenas de espetáculos realizados por todo o país

Tendo a música como fio condutor, o projeto Música + propõe reunir músicos e profissionais de outras áreas para falar de temas que são matérias-primas das canções. Temas do cotidiano serão abordados e roteirizados, explorando as infinitas possibilidades de diálogo musical entremeados por bate-papo e outros recursos de referência (vídeos, utensílios de cozinha, livros, etc) que ajudarão a compor o cenário para as conversas em torno dos assuntos escolhidos.

Em cena, serão apresentadas composições emblemáticas da música popular brasileira e também internacional que tenham em sua letra ou inspiração alguma conexão com a temática abordada em cada edição do projeto. Os participantes destacarão o contexto histórico e as curiosidades por trás dessas canções. “Serão conversas informais entremeadas por música, não descartando, inclusive, a participação do público”, adianta Zé Renato.

Os encontros vão acontecer sempre às quartas-feiras. Entre agosto e outubro, o projeto ocupará o Teatro II do CCBB. Todas as edições serão às 19h30. A entrada custa R$ 20 e R$ 10 (meia).

A estreia do projeto, em 17 de agosto, abordará as relações da música popular brasileira com o carnaval. Canções inspiradas no teatro serão o tema do encontro seguinte, 24 de agosto.