ASSINE
search button

Espetáculo 'Mulheres no Pódio' estreia no Parque das Ruínas durante Paralimpíada

Compartilhar

Em meio à mobilização das mulheres para ter maior espaço na sociedade, estreia no dia 10 de setembro, no Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa (Rio de Janeiro), o espetáculo “Mulheres no Pódio”. A montagem, que faz parte do calendário oficial do Comitê Olímpico, cumpre curta temporada com apresentações aos sábados e domingos, sempre às 16h. 

Com texto da atriz e produtora Shirley Cruz, que também atua e assina a direção com o cineasta Paulinho Sacramento, “Mulheres no Pódio” ainda conta com as atrizes Luciana Pacheco e Raquel Polistchuck e tem supervisão da pedagoga e militante feminista Schuma Schumaher.

A direção do cineasta Paulinho Sacramento garantiu interatividade, aliando arte e tecnologia, por meio da utilização de video mapping. Durante o espetáculo, serão exibidos projeções e depoimentos de atletas e ex-atletas brasileiras, registrados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, como das ex-jogadoras de vôlei Isabel Salgado e Lica Oliveira e da paratleta do arremesso de peso Rosinha Santos.

“Mulheres no Pódio” contará a trajetória da mulher brasileira no esporte olímpico e paralímpico. Memórias, histórias, sentimentos, percepções, corpo e tecnologia são alguns dos ingredientes que vão ajudar a contar a trajetória da mulher no esporte, na tentativa de desnaturalizar estereótipos de gênero, raça, deficiência e orientação sexual.

"O projeto tem como premissa a valorização e a visibilidade das mulheres nos esportes olímpicos e paralímpicos, através do teatro. Retratará no palco a vida e a história de diversas atletas brasileiras. Para nós, homenagear essas guerreiras é uma forma de construir um país sem estereótipos de gênero, raça, deficiência e orientação sexual. É apostar na igualdade no Esporte!", destaca Schuma Schumaher.

O Centro Cultural Parque das Ruínas fica na Rua Murtinho Nobre, 169, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. O espetáculo fica em cartaz até 25 de setembro, com apresentações aos sábados e domingos. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). A classificação é livre.