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Campanha que transforma atores em paratletas revolta internautas

Vogue "amputou" graficamente Cléo Pires e Paulinho Vilhena

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Uma campanha publicitária da Agência África, publicada pela revista Vogue Brasil, gerou muita polêmica nesta quarta-feira (24). Nas imagens, os atores Cléo Pires e Paulo Vilhena aparecem com membros graficamente amputados para promover os Jogos Paralímpicos.

Muitas pessoas criticaram, nas redes sociais, as opções da campanha. No Twitter, o nome do ator aparecia entre os temas mais comentados no Brasil, com a hashtag #PaulinhoVilhena, ao lado de #Vogue. No Instagram oficial da revista, choveram críticas. Em pouco mais de 6 horas, a conta tinha mais de 3.600 comentários, a grande maioria condenando a campanha.

As críticas à revista, aos atores e à agência publicitária questionavam desde o motivo para não se convidar atletas paralímpicos para estrelar a campanha até o "oportunismo" (termo utilizado por muito internautas) de se "mutilar" os atores para chamar a atenção para os Jogos Paralímpicos.

Professora de Literatura Brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Giovanna Dealtry lembrou, em sua conta no Facebook, da prática teatral de representação de personagens negros por meio de pintura de atores brancos nos qual o representado era sempre mostrado ao público de forma pejorativa e preconceituosa.

"Photoshop sendo usado pra criar corpo deficiente. Levamos o conceito 'black face' a um novo nível", comentou a professora da Uerj.