ASSINE
search button

Ex-ministro da Cultura diz que Calero, atual titular da pasta, é "pau mandado"

Ministro de governo interino exonerou mais de 80 funcionários em apenas um dia

Compartilhar

O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira disse, nesta quarta-feira (27), que Marcelo Calero, o atual titular da pasta do governo interino, é um "pau mandado", "agente menor do golpe". Nesta terça-feira, Calero exonerou mais de 80 funcionários ligados ao Ministério da Cultura e justificou a ação como uma tentativa de "desaparelhamento" do MinC.

"Calero é um agente menor do golpe. O que popularmente chamamos de pau mandado. Fará o que determinarem. Tem se mostrado deslumbrado e arrivista. Está gostando da notoriedade repentina... Mas não se engana muita gente o tempo inteiro. O tempo dirá. A mentira tem pernas curtas. Calero está querendo bancar o sabido, justificando suas arbitrariedades e incompetências com essa história de aparelhamento. Mentira", registrou Juca Ferreira, em sua conta no Facebook.

O ex-ministro rebateu a tese de aparelhamento, disse que o governo de Dilma vinha montando uma "estrutura republicana para tratar a cultura com a importância que ela tem". Ferreira disse que as demissões enganam a opinião pública e criam um clima de "simpatia superficial" com os funcionários estáveis.

"O MinC não foi aparelhado. Estávamos montando uma estrutura republicana para tratar a cultura com a importância que ela tem. Entre os dirigentes do MinC, tínhamos simpatizantes do PSDB e de outros partidos de oposição, sendo que a maioria era sem partido e pouco afeita às lides político-partidárias. (...) Nesta leva de mais de 80 demitidos estão pessoas que já trabalhavam no MinC na época de FHC. Pessoas que eram o elo entre diferentes gestões, funcionavam como memória viva e depositárias da expertise desenvolvida pelo MinC. A "esperteza" de justificar as demissões alegando desaparelhamento tem duas facetas enganosas: enganar a opinião pública e criar um clima de simpatia superficial com os funcionários estáveis".