ASSINE
search button

Instituto Cultural Germânico inaugura nova sede na Tijuca

O curso de idiomas tem também cinema, exposições e palestras

Compartilhar

Em comemoração aos dez anos da filial no Rio de Janeiro, o Instituto Cultural Germânico (ICG) inaugura amplo espaço na Rua Campos Sales, 136, na Tijuca. A programação de inauguração da nova sede será gratuita e aberta também à comunidade. O evento acontece nos dias 15 e 16 de julho. Com um auditório e oito salas divididas entre três andares, a abertura da nova casa traz palestras, degustação de cervejas alemãs, exposição, cinema e aulas experimentais.

Entre as atrações da estreia do novo local está a exposição 'Ortszeit - Local Time', que apresenta 20 imagens em preto e branco do fotógrafo alemão Stefan Koppelkamm. Ele produziu fotos de cenas urbanas e representativas da Alemanha Oriental após a queda do muro de Berlim, em 1990 e 1992. Doze anos depois, voltou aos mesmos locais e os fotografou exatamente sob o mesmo ângulo. A mostra é do acervo do Goethe-Institut e já visitou outras cidades do Brasil e diversos países, como Portugal, Itália e Paraguai. A exposição pode ser visitada de 15 de julho a 27 de agosto, das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h, aos sábados.

O brinde ao novo endereço será feito com cerveja germânicas, é o que promete o sommelier Leandro dos Santos, que já trabalhou em restaurantes de sucesso como Fasano Al Mare, Ráscal, Da Carmine e Sollar de Búzios. Ele conduzirá uma palestra que abordará temas como a história, a produção e os estilos diferenciados da bebida, no sábado, dia 16, às 11h. Após o encontro, os participantes poderão degustar cervejas alemãs.

O evento contará, ainda, com duas edições do KinoKlub, que são as tradicionais sessões de filmes com referência à cultura alemã. Na sexta-feira, dia 15, às 18h, o público poderá assistir ao longa “Almanya – Bem-vindo à Alemanha”, sobre a migração dos turcos para o país depois da II Guerra Mundial.  Dirigido por Yasemin Samdereli, cineasta alemã de origem turca, o filme ganhou o Prêmio do Cinema Alemão de melhor roteiro em 2011. Já no sábado, dia 16, às 14h, o ICG exibe o filme ‘Vitus’ (2006)”, do diretor suíço Fredi Murer, que encanta por seguir a infância e a adolescência de um pequeno gênio, que tem ouvido apurado de morcego e toca piano como um jovem Mozart. A comédia fica dramática quando o menino sofre um acidente que faz desaparecer o que havia de gênio nele.

A comemoração inclui também duas aulas experimentais de alemão para iniciantes: uma na sexta-feira, dia 15, às 19h30, e outra no sábado, dia 16, às 10h. “Todas as atividades são gratuitas e têm o objetivo de proporcionar uma viagem à cultura alemã”, destaca Ricardo Freitas, diretor do Instituto Cultural Germânico.

ICG, um sonho de beleza germânica

O ICG nasceu em Niterói, há 21 anos, como uma escola de idiomas. Tudo começou a partir do sonho do ex-comissário de bordo Ricardo Freitas, fundador e diretor do Instituto. Seu objetivo era disseminar no Estado do Rio de Janeiro a língua germânica, falada no mundo por aproximadamente 125 milhões de pessoas. A ideia deu tão certo que em 2006 o ICG ganhou uma filial no Rio de Janeiro. Atualmente, o Instituto conta com cerca de 500 alunos divididos em 60 turmas, que vão do módulo iniciante ao mais avançado.

O ICG oferece, ainda, aulas de português para estrangeiros, alemão para viagem e cursos preparatórios para exames de proficiência do idioma. Tem ainda uma midiateca-biblioteca provida de livros, filmes e áudio books para empréstimos. Há exibições mensais de filmes alemães seguidos de debates, chamadas de KinoKlub. Além do ensino do idioma alemão, o Instituto participa da vida dos estudantes exercitando o pensamento crítico dos alunos.

Para Ricardo Freitas, promover um intercâmbio entre o Brasil e países da língua alemã é outra preocupação dos professores. Ele acrescenta que “o Instituto Cultural Germânico é, acima de tudo, um espaço para as pessoas apaixonadas pelos países de língua alemã, com suas paisagens, culinária, filósofos, compositores e suas grandes obras e realizações para a humanidade. Oferecemos cursos regulares, semi-intensivos e intensivos e temos alunos dos 11 aos 70 anos de idade”.