ASSINE
search button

Boi Garantido é o vencedor do Festival de Parintins

Compartilhar

O Garantido é o campeão da 50ª edição do Festival Folclórico de Parintins. O resultado foi anunciado hoje (27) após a apuração das notas. O Boi vermelho venceu o azul, o Caprichoso, por uma diferença de três décimos. O bumbá que carrega o coração na testa subiu em um carro e comemorou a vitória com a galera vermelha nas ruas de Parintins. Os torcedores tiveram a oportunidade de segurar o troféu.

O presidente do Garantido, Adelson Albuquerque, lembrou das dificuldades para viabilizar o evento deste ano, que ficou sem a verba do governo estadual. “Totalmente superação. Um ano difícil, um ano de muitas dificuldades. Mas o Garantido foi merecedor por tudo aquilo que apresentou na arena. O Garantido foi muito superior ao contrário", disse Albuquerque. O contrário é o Caprichoso. Como parte da tradição, quem torce para um boi não fala o nome do outro.

O Boi Garantido, que tem o coração como símbolo, escolheu o tema Celebração. O bumbá vermelho celebrou os antepassados, a tradição e a fé do povo de Parintins e o folclore da Amazônia.

A tradição e a cultura de Parintins e da Amazônia foram ressaltadas pela comissão julgadora antes do início da apuração. Os sete jurados vieram da Paraíba. O presidente da comissão, Paulo Vieira, que é diretor de teatro, ficou impressionado com a qualidade da festa.

“Pela televisão, parece ser uma coisa grandiosa. Mas a experiência de estar dentro da arena, de acompanhar o trabalho de cada um de vocês, nos mostrou que é mais que grandiosa, é espetacular. Vocês fazem coisas lindas e maravilhosas. Vocês estão dentro da Amazônia, dentro da floresta, apresentando um espetáculo que não deve nada ao que se faz de melhor em teatro no mundo”, ressaltou.

Festival

O prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás, que assumiu a organização da festa após o corte de recursos do governo estadual,  informou que tem a intenção de manter a realização do festival sob a responsabilidade da prefeitura.

“Foi além das nossas expectativas. Muito trabalho, determinação, união e sem dúvida nenhuma quem ganha com isso é Parintins, é nossa cultura. Se depender de mim, não sai daqui. Eu vou encaminhar para o governo estadual a minha solicitação para que eles devolvam para Parintins o que é Parintins, que é o bumbódromo”, afirmou o prefeito.

Melhor galera

O Festival Folclórico também premia a melhor galera, ou seja, a melhor torcida dos bois e, neste ano, a vencedora foi a do Caprichoso. O boi azul, que leva uma estrela na testa, homenageou, com o tema Viva Parintins, a cidade que é berço da festa.