ASSINE
search button

Rodas de choro em Paquetá homenageiam Anacleto de Medeiros

Compartilhar

O Choro do Anacleto vem resgatar a importante obra de Anacleto de Medeiros, sua influência na formação da identidade musical brasileira e divulgar um dos gêneros mais importantes da música brasileira na Ilha de Paquetá.O projeto celebra os 150 anos de nascimento do maestro Anacleto de Medeiros, que nasceu e faleceu na Ilha de Paquetá.

O Choro do Anacleto levará ao quintal da Casa de Artes Paquetá uma série de cinco rodas de choro com o expressivo grupo de choro Beliscando. Tendo como principal liderança o cavaquinhista Abel Luiz, o repertório deste grupo mescla alguns trabalhos autorais dos músicos do grupo - formado por Abel Luiz (Cavaquinho solo, bandolim e violão tenor), Rafael Malmith (Violão 7 cordas), Joana Saraiva (Flauta e Sax tenor), Leandro Montovani (Violão), Marcos Tanuri (Cavaquinho),e Anderson Balbueno (Pandeiro) - com reinterpretações de compositores famosos do mundo do choro como Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Benedito Lacerda e em especial o maestro Anacleto Augusto de Medeiros.

A Casa de Artes Paquetá, local onde será realizado o projeto, na primeira metade do século passado, era uma chácara onde aconteciam grandes saraus e rodas de choro com os principais músicos do Brasil. Pixinguinha, Orestes Barbosa, Lamartine Babo, Sílvio Caldas, Radamés Gnatalli entre outros. Dona Ormy Toledo, antiga proprietária, era uma empreendedora cultural e via Paquetá como a Ilha das Artes, acreditando em um projeto cultural voltado para eventos musicais. No início da década de 90 a chácara é vendida. Em maio de 1999 passa a promover recitais, saraus e exposições - de certa forma um tributo ao trabalho iniciado por Ormy Toledo. A partir de abril de 2001 o local se transforma definitivamente em Centro Cultural, aberto à visitação e com programação permanente.

ANACLETO DE MEDEIROS

Anacleto Augusto de Medeiros (13 de julho de 1866 - 14 de agosto de 1907), foi um músico, maestro e compositor brasileiro, nascido e falecido na Ilha de Paquetá, na cidade do Rio de Janeiro.

Filho de uma escrava liberta, Anacleto de Medeiros começou na música tocando flautim da Banda do Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro. Aos 18 anos foi trabalhar como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, e ao mesmo tempo matriculou-se no Imperial Conservatório de Música.

Nessa época já dominava quase todos os instrumentos de sopro, e tinha especial preferência pelo saxofone.Fundou, entre os operários da tipografia, o Clube Musical Gutemberg, iniciando aí sua função de organizador de conjuntos musicais.

Formou-se no Conservatório em 1886, época em que organizou a Sociedade Recreio Musical Paquetaense, em Paquetá, seu bairro natal, e começou a compor algumas peças sacras. Em seguida suas composições passaram a ser mais populares, principalmente polcas, schotisch, dobrados, marchas e valsas. Aos poucos foi criando fama como compositor, e suas peças passaram a ser executadas em bandas de todo o país.

Em 1896, compôs o dobrado Jubileu, para a Exposição Internacional do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, já bastante conhecido como regente e compositor, foi convidado a organizar a Banda do Corpo de Bombeiros, do Rio de Janeiro, para a qual levou alguns elementos da Sociedade Recreio Musical Paquetaense e antigos colegas do Arsenal de Guerra, além de músicos de choro.

A Banda do Corpo de Bombeiros ficou famosa sob sua direção, tendo gravado alguns dos primeiros discos impressos no Brasil, a partir de 1902. Chegou ao posto de primeiro-tenente da Guarda Nacional.

Catulo da Paixão Cearense musicou algumas de suas músicas, como o famoso schotisch "Iara", editado em 1912 com o nome "Rasga Coração".

Outras composições que ficaram conhecidas foram "Santinha", "Três Estrelinhas" e "Não Me Olhes Assim".

Em 1935, por iniciativa do pintor e escultor Pedro Bruno, uma das ruas da ilha recebeu o nome de Maestro Anacleto, homenagem a um dos maiores compositores populares de sua época.

SERVIÇO

O CHORO DO ANACLETO – GRUPO BELISCANDO

Datas – DOMINGO -12 de Junho / 10 e 24 de Julho / 14 de Agosto / 11 de Setembro

Local: Casa de Artes Paquetá - Praça de São Roque, 31 - Paquetá - Rio de Janeiro – RJ

Tels: 3397 0517 – 3397 - 2124

Horários: a partir das 13h

Preço:  Entrada Franca

Classificação: Livre

httpss://www.facebook.com/chorodoanacleto

https://www.ilhadepaqueta.com.br/casadeartes/

Horário das Barcas :https://www.grupoccr.com.br/barcas/linhas-horarios-tarifas