ASSINE
search button

Parada do Orgulho LGBT acontece neste domingo em São Paulo

Compartilhar

No próximo domingo, 29/5, será realizada na Avenida Paulista a 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT, cujo o tema é “Lei de Identidade de Gênero Já! Todas as Pessoas Juntas Contra a Transfobia!”. A edição deste ano foca especialmente na discriminação sofrida por transexuais e evoca a proposta de lei em trâmite no Congresso Nacional desde 2013, que estabelece o direito à identidade de gênero definida como a vivência interna e individual do gênero tal como cada pessoa o sente, que pode corresponder ou não com o sexo atribuído após o nascimento.

A Defensoria Pública de SP possui um Núcleo Especializado que atua no combate a todas as formas de discriminação. Além de diversos casos referentes a discriminação por orientação sexual, o órgão tem experiência destacada em casos de discriminação contra transexuais – o que envolve ações de retificação de nome e sexo em documentos pessoais, envio de ofícios a órgãos públicos e empresas solicitando respeito a nomes sociais, uso de banheiros conforme a identidade de gênero, além de atendimentos na área de saúde que envolvam cirurgias e atendimento psicológico.

A Defensora Pública Vanessa Alves Vieira, que coordena o órgão, possui experiência profissional de anos na área com atendimento ao público LGBT, além de formação acadêmica no tema. Ela está à disposição para agendamento de entrevistas durante o feriado.