ASSINE
search button

Cidade das Artes recebe pela primeira vez exposição de arte urbana

Compartilhar

A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, realiza sua primeira exposição de arte urbana, uma parceria com o GaleRio, plataforma da Prefeitura do Rio criada para fomentar a cena artística da cidade. A mostra "Ocupação Urbana" ficará em cartaz de 26 de maio a 30 de junho nas duas galerias do espaço cultural.  As obras foram criadas por 14 artistas prestigiados, cujos históricos variados resultam numa mistura de estilos surpreendente. 

- Esta exposição contribui com os objetivos da Cidade das Artes e de seu educativo, trazendo uma linguagem atual e popular que fortalece a diversidade de nossa programação e proporciona a vinda de um novo público – disse a coordenadora de arte e educação da Cidade das Artes, Lêda Fonseca.

A Galeria 1 é ocupada pelos criativos mobiliários produzidos por Davi Rezende a partir de sucatas e customizados com o grafite abstrato de Rodrigo Grau, cujas obras se expandem para além dos suportes e se espalham pelo chão. Também integram a mostra a poltrona do escultor e skatista Jorge Cupim, que tem nas pedras portuguesas sua inspiração para descrever a urbanidade do universo do skate, e as placas de sinalização com os personagens Ratones, de Meton. A arte abstrata é representada por Smael, que já expôs na Holanda e na França, e em grandes chapas de metal trabalhadas por Téo Senna. Já seu irmão, Tito Senna, surpreende o visitante que se depara com a instalação de fitas adesivas coloridas, no paredão oposto à entrada da Galeria.

A Galeria 2 apresenta telas de Acme, que já foram expostas em Paris, e de Tick, ambos famosos por suas oficinas e mutirões comunitários; o retratismo de Airá OCrespo; o spray sobre Kanvas de Sark; e cartoons criados por Cazé, do personagem autobiográfico "Barbudinho". Completam a lista obras dos idealizadores e fundadores do Meeting of Favelas (MOF), ação que há dez anos reúne grafiteiros do mundo inteiro para levar arte a comunidades fluminenses: Carlos Bobi e seu inconfundível retratismo, e KajaMan, cujo estilo afro-latino é inspirado em manifestações africanas de países latinos, como a música e a cultura indígena. Todas as obras estarão à venda.

Para a curadora da mostra, coordenadora executiva do Instituto EixoRio e coordenadora do GaleRio, Cristine Nicolay, o local para uma exposição deste porte e com esta quantidade de artistas não poderia ser mais adequado.

Com uma intensa e variada programação cultural, a Cidade das Artes é hoje um dos principais centros culturais do Rio de Janeiro. Desde sua inauguração em 2013, o imponente prédio projetado pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc já recebeu alguns dos mais importantes nomes da cultura brasileira e internacional, atraindo mais de 700 mil visitantes às suas instalações.

- A arquitetura pós-moderna do francês Christian de Portzamparc é ainda mais impactante observada de dentro. Estaremos ali, nesse espaço que reúne diferentes segmentos artísticos, dividindo estreia com um festival de street dance. Toda essa mistura será uma experiência incrível - disse Sark.

A instituição tem ainda especial interesse na formação de plateia e no fomento às atividades sócioeducativas destinadas a jovens estudantes do Rio de Janeiro. Neste contexto, projetos como Cidade Literária promovem intensa programação cultural voltada à rede de ensino e ao público em geral, reunindo escritores, artistas plásticos, companhias de teatro, músicos e contadores de histórias em apresentações regulares.

Um concurso nas redes sociais da Cidade das Artes deu ao público a oportunidade de expor ao lado dos artistas. Para participar, os internautas precisaram postar no Instagram, entre os dias 06 e 20/04, fotos de alguma intervenção artística nas ruas do Rio (grafite, instalação, projeção, pintura, escultura, dança, música etc) com a hashtag #artesdacidade e marcando o perfil da Cidade das Artes. O fotógrafo Vicente de Mello selecionou 21 cliques que foram a votação na Fanpage do espaço cultural. Os autores das dez mais curtidas terão suas fotografias no varal de fotos da Sala de Leitura.