Jornal do Brasil

Domingo, 24 de Junho de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Quarteto Françaix apresenta Françaix, Britten e Piazzolla no Teatro Sesi Centro

Jornal do Brasil

Nesta terça-feira (24), o Teatro SESI Centro descortina um repertório inusitado, que será executado por uma formação instrumental muito pouco vista na cena de concerto. O Quarteto Françaix apresenta o “Quarteto para corne inglês, violino, viola e cello”, do francês Jean Françaix – que dá o nome do grupo. Benjamin Britten e Astor Piazzolla também estão no programa, mas nessas peças, o corne inglês dará lugar ao oboé. O ensemble é formado por Maria Fernanda Gonçalves (oboé/corne inglês), Aline Pascutti (violino), Samuel Passos (viola), Raúl Andueza (violoncelo).

A formação do Quarteto Françaix surgiu, justamente, do desejo de tocar a obra do compositor francês. Foi a primeira executada pelo conjunto. “O Quarteto Françaix surgiu da idéia de se explorar o repertório de oboé e principalmente corne inglês com cordas, por não ser uma formação usual. Além do repertório original, damos grande importância também a arranjos de diferentes estilos e compositores”, explica Maria Fernanda Gonçalves, que é solista da Orquestra Sinfônica Brasileira e criadora do quarteto.

Quarteto se apresenta nesta terça-feira (24) no Teatro SESI Centro

O programa também inclui “Phantasy Quartet Op.2”, do inglês Benjamin Britten, e “As quatro estações portenhas”, do argentino Astor Piazzolla. Os três artistas têm um ponto em comum: nasceram e morreram no século XX.

As peças de Françaix e Piazzolla foram compostas no mesmo período, em torno do ano de 1970, e refletem os ritmos das cidades que inspiraram os compositores: Paris e Buenos Aires, respectivamente. “Neste concerto iremos mostrar justamente essa diversificação ao executar os compositores do século XX, porém cada um com seu estilo e influência. Françaix se inspira na noite parisiense nesse quarteto, e Piazzolla nas quatro estações portenhas”, detalhou Maria Fernanda. 

Música para todos os públicos

Temporada SESI de Música Clássica tem como foco promover o acesso do público ao gênero musical, fomentando novos ouvintes e promovendo e consagrando grupos que se dedicam ao desenvolvimento da música de câmara. 

Teatro SESI Centro oferece esta especial programação sempre em uma terça-feira do mês, para quem gosta ou queira conhecer mais de perto a música de concerto, em formação camerística, com ingressos a R$5,00. O horário alternativo, às 12h30, permite ao público conciliar suas atividades profissionais com uma pausa relaxante no seu dia. Ao longo da programação de 2016 o Teatro SESI Centro recebe também os grupos: Trio Paineiras; Orquestra Maré do Amahã; Quarteto Quartessência; Quinteto EntreSopros; e Música e Vozes ASV.

PROGRAMA:

BENJAMIN BRITTEN | Phantasy Quartet Op.2

JEAN FRANÇAIX | Quarteto para corne inglês, violino, viola e cello

ASTOR PIAZZOLLA | As quatro estações portenhas (arr. Angelo Martins)

SERVIÇO:

DATA: 24 DE MAIO DE 2016 – 3ª feira

HORÁRIO: 12H30

LOCAL: TEATRO SESI CENTRO

Av. Graça Aranha, 1 - Centro

Rio de Janeiro

(21) 2563- 4168

Ingressos: R$ 5 | Venda antecipada na Bilheteira do Teatro e no site www.ingresso.com

Funcionamento da Bilheteria: De 2ª a 6ª, de 12h às 20h; No dia da apresentação, às 11h30 e sábados e domingos, sempre duas horas antes da atração.

Informações: (21) 2563-4163 – Bilheteria

Classificação Livre

Duração: 1 hora



Tags: arte, concerto, cultura, françaix, música, sesi

Compartilhe: