ASSINE
search button

Brasileiro Eryk Rocha leva prêmio de melhor documentário em Cannes

Filme 'Cinema Novo' conquistou 'Olho de Ouro'

Compartilhar

O documentário 'Cinema Novo', do diretor Eryk Rocha, ganhou o prêmio 'Olho de Ouro' do Festival de Cannes, neste sábado (21). A obra aborda o movimento cinematográfico que revolucionou a estética dos filmes brasileiros produzidos até a década de 1950, baseados em padrões hollywoodianos. 

A produção premiada apresenta depoimentos dos principais nomes do movimento cultural brasileiro, como Nelson Pereira dos Santos, Leon Hirszman, Ruy Guerra, Walter Lima Jr. e Glauber Rocha, pai do diretor. Trechos de filmes da época também foram resgatados, como 'Terra em Transe, 'Vidas Secas' e 'Rio, 40 Graus'.

Essa é a segunda edição do prêmio 'Olho de Ouro', que foi criado no ano passado. O presidente do júri foi o italiano Gianfranco Rosi, vencedor do Urso de Ouro em Berlim neste ano com 'Fogo no Mar'.

Antes da exibição do documentário, o cineasta Eryk Rocha fez um discurso sobre o momento político brasileiro. Ele ressaltou que o país vive um momento "trágico e triste".

Outros brasileiros também podem ser premiados em Cannes. O cineasta Kleber Mendonça Filho pode levar o principal prêmio do festival com o longa-metragem 'Aquarius'. A atriz Sonia Braga teve atuação muito elogiada e pode conquistar o prêmio de melhor performance feminina.