ASSINE
search button

'Ofusca' leva novos artistas da música brasileira à lonas culturais das Zonas Norte e Oeste

Cantora e produtora Aline Paes comemora um ano da estreia do projeto em novo circuito

Compartilhar

Comemorando um ano da estreia do projeto 'Ofusca', que circulou pela Barra, Centro e Zona Sul, a cantora e produtora Aline Paes decidiu levar o veículo ainda mais longe. O fusca mais charmoso da cidade irá passar, entre os meses de maio e junho, por sete bairros: Pavuna, Penha, Madureira, Campo Grande, Maré, Jacarepaguá e Guaratiba.

O projeto tem a missão de oferecer música de qualidade, gratuitamente e em espaços públicos. Dessa vez, a ideia é levar para esses bairros artistas que nunca se apresentaram nessas regiões, ou se apresentaram poucas vezes, para mostrar a esse público o seu trabalho. “Queremos que a troca cultural entre diferentes agentes da cidade seja cada vez maior e aconteça de forma fluida, democrática e criativa. Por isso é importantíssimo pensarmos em projetos que levem novos artistas a novos públicos, descentralizando o escoamento dessa produção musical”, comenta Aline, idealizadora do projeto.

Entre os artistas convidados desta turnê estão os grupos instrumentais Bondesom e Pandeiro Repique Duo, a cantora e compositora Luiza Sales, o grupo vocal Ordinarius e o duo Nina Wirtti e Luis Barcelos. As apresentações terão, em média, 1h30 de duração e contará com uma abertura da própria Aline Paes, mostrando um pouco do seu último disco 'Batucada Canção', seguido pela apresentação do artista convidado. Todos os shows são gratuitos e a classificação etária é livre.

O veículo, de 1974, foi comprado por Aline em 2007, em uma feira de carros antigos. A cantora utilizava o carro diariamente, até que decidiu aposentá-lo. Anos depois, Aline pensou que aquele carrinho poderia ser muito mais que um veículo e o adaptou para ser um “veículo musical”. Para esta turnê, 'Ofusca' foi repaginado e contará com caixas de som mais potentes, luzes de LED e mantas magnéticas coloridas.

Além de levar novos artistas da música independente para esses bairros, Aline também tem a ideia de mapear os artistas dessas regiões e convidá-los para apresentações no 'Ofusca' ou divulgar os trabalhos deles nas redes sociais do projeto. “Queremos que Ofusca seja um palco para artistas de diferentes estilos. Nossa ideia é ampliar o público dos artistas independentes do Rio e nada melhor que isso aconteça de forma gratuita, itinerante e com uma pitada de originalidade!”, diz a cantora. 

Programação

Luiza Sales

Data: 8 de maio, domingo, as 16h

Local: Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira (Dicró) - Parque Ary Barroso, S/N – Penha

Luiza Sales é cantora, compositora e produtora. Primeira brasileira a tornar-se Mestre em Contemporary Performance pela Berklee College of Music. À convite do Ofusca, levará pela primeira vez seu show 'Aventureira' até a Arena Dicró, apresentando as canções de seu segundo CD solo homônimo, lançado em 2015. No repertório, músicas inéditas dos jovens Luiza Sales, Vinicius Castro, Yuri Villar e Pedro Mann aparecem ao lado de canções de Djavan, João Bosco, João Donato e Ivan Lins. 

Marina Íris

Data: 13 de maio, sexta-feira, as 15h

Local: Arena Carioca Jovelina Pérola Negra - Praça Ênio, S/N – Pavuna

Finalista da 3ª Amostra do Concurso Novos Bambas do Velho Samba, Marina traz em seu trabalho o melhor do samba carioca, em composições autorais, assim como em repertório das décadas de 50 e 60. Seu disco de estreia, 'Marina Íris', foi lançado em dezembro de 2014 e reúne composições autorais que são verdadeiras crônicas de sua geração. Marina levará o melhor de seu samba carioca pela primeira vez na Pavuna.

Bondesom

Data: 15 de maio, domingo, as 16h

Local: Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira (Dicró) - Parque Ary Barroso, S/N – Penha

O sexteto de música instrumental brasileira tem um trabalho autoral de composições que se notabilizam por melodias marcantes em temas que soam como canções instrumentais. A conversa musical entre os músicos é evidente e provocante, e a base rítmica carrega com força a mistura de ritmos populares brasileiros com jazz, punk, ritmos latinos e afro-brasileiros.  Além da qualidade musical, o grupo também se destaca por seu relevante trabalho de difusão e fomento à música instrumental no Rio de Janeiro, levando seu som à diversos ambiente e públicos. O grupo estará pela primeira vez na Penha.

Nina Wirtti e Luis Barcelos

Data: 18 de maio, quarta, as 14h

Local: Arena Carioca Abelardo Barbosa (Chacrinha) - Rua Soldado Elizeu Hipólito, 138 – Guaratiba

Luis Barcelos é bandolinista, cavaquinista, compositor e arranjador. Nina Wirtti é cantora, uma das mais intensas intérpretes da atual cena carioca. O duo de bandolim e voz, inédito na história recente da música brasileira, lança um olhar contemporâneo para as tradições musicais gaúchas e latinas, em diálogo com a nova safra de compositores do Rio de Janeiro e do Norte do país. O  duo apresentará o show 'Chão de caminho', título de uma canção inédita de Yamandu Costa e Paulo César Pinheiro, composta especialmente para este projeto. No repertório, canções nostálgicas de Dorival Caymmi e Lupicínio Rodrigues, além da essência latino-americana da música brasileira, através de influências dos ritmos cubanos e argentinos.

Pandeiro Repique Duo

Data: 21 de maio, sábado, as 16h

Local: Lona Cultural Municipal Elza Osborne - Estr. Rio do A, 220 - Campo Grande

Pandeiro Repique Duo é o resultado do encontro destes instrumentos típicos da alma carioca, da percussão brasileira. Bernardo Aguiar e Gabriel Policarpo colocam lado a lado o virtuosismo do pandeiro e do repique extrapolando suas origens regionais. Lançado em 2012, o primeiro álbum do duo é um registro daquilo que eles vem fazendo nos palcos do Brasil e do mundo. Utilizando apenas pandeiros e repiques (combinados por vezes com suas vozes), o álbum conta ainda com um CD bônus com as participações especiais de Yamandú Costa, Nicolas Krassik, Carlos Malta, Marcos Suzano, Mestre Ciça e o cantor tanzaniano Ashimba.

Aline Paes

Data: 28 de maio, sábado, as 16h

Local: Arena Carioca Fernando Torres - Rua Bernardino de Andrade, 200 – Madureira

Aline Paes, criadora e produtora do Ofusca, apresenta pela primeira vez em Madureira o repertório de seu elogiado disco 'Batucada Canção'.

Ordinarius

Data: 4 de junho, sábadom, as 16h 

Local: Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim  - Praça do Barro Vermelho, S/N

O grupo carioca Ordinarius, que vem fazendo sucesso na internet com seus clipes originais, apresentando o repertório de seu segundo CD, 'Rio de Choro', entremeado por canções do primeiro CD do sexteto e de outras versões que já são conhecidas de seu público internauta. O sexteto vocal é acompanhado pelo percussionista Mateus Xavier e se apresenta sob direção musical de Augusto Ordine.

Luiza Borges

Data: 19 de junho, domingo, as 16h

Local: Lona Cultural Municipal Herbert Viana - Rua Ivanildo Alves, S/N - Maré

Cantora carioca com enfoque na canção brasileira produzida por nova geração de compositores. A preocupação em pesquisar os caminhos da sua geração na construção da música brasileira foi de latente importância para que se edificasse o trabalho que realizou com o grupo Quarteto Luiza Borges quando montou o espetáculo 'Novas Canções Antigas Novidades' - em que o destaque maior era para as canções inéditas. A continuidade deste trabalho vê-se no primeiro CD gravado por Luiza, de nome 'Romanceiro', lançado em 2012, e no segundo CD, em fase de pré-produção, 'Certezas Inacreditáveis'.