ASSINE
search button

Theatro Municipal apresenta concerto em celebração a Radamés Gnattali

Orquestra Sinfônica e solistas convidados executarão obras do compositor homenageado e de Mozart

Compartilhar

A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (SEC), apresenta o Concerto Homenagem a Radamés Gnattali – 110 Anos de Nascimento, no dia 7 de maio, às 20h. Com o patrocínio do BNDES, o espetáculo com a Orquestra Sinfônica do TM contará com a participação do Quarteto Radamés Gnattali, integrado por Carla Rincón e Andreia Carizzi (violinos), Estevan Reis (viola) e Hugo Pilger (violoncelo), todos sob a regência do Maestro Tobias Volkmann. 

No programa, serão executados o Concerto para quarteto de cordas e orquestra e a Sinfonia Popular N.º 1, de Gnattali, e a Sinfonia N.º 32, K. 318 e Abertura de A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart.

 - Em qualquer lista em que se relacionem os maiores compositores da música universal, certamente o nome do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart estará presente. Se organizarmos uma lista com os maiores compositores brasileiros de todos os tempos nela deverá constar obrigatoriamente o nome de Radamés Gnattali, pianista e compositor gaúcho, hoje mais lembrado por seu importante papel nos anos de ouro da Rádio Nacional do que por sua música de concerto, ainda pouco conhecida pelo grande público. A temporada de 2016 nos deu a oportunidade de juntarmos em um mesmo programa os dois compositores nascidos no mesmo dia com um intervalo de 250 anos, Mozart em 1756 e Radamés em 1906 - disse André Cardoso, Diretor Artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.