ASSINE
search button

Kafka ganha mostra especial de cinema no Rio de Janeiro

Franz Kafka é homenageado na mostra com 12 longas e nove curtas

Compartilhar

Franz Kafka é homenageado na mostra com 12 longas e nove curtas, produzidos a partir da década de 1960, incluindo documentários, películas experimentais e até animações, que têm relação com a obra do escritor. 

Um dos escritores mais influentes do século 20, o tcheco Franz Kafka (1883-1924) teve o universo de seus livros usado como terreno fértil para as mais diversas obras do cinema. Esse é o mote da mostra Kafka e o cinema, de 3 a 15 de maio na Caixa Cultural do Rio.

Entre eles, está a adaptação de Orson Welles feita para O processo em 1962 e estrelada por Anthony Perkins; o Kafka que Steven Soderbergh levou às telas em 1991; Eraserhead (1977), o primeiro longa da David Lynch; e até um filme brasileiro, O profeta da fome (1970), de Maurice Capovilla.

Nesta quinta e sexta, das 15h e 17h, os curadores dão um curso gratuito sobre a vida e a obra de Kafka. Na quinta dia 12, haverá um debate com a participação de Hernani Heffner, da Cinemateca do MAM, e da pesquisadora Maria Cristina Franco Ferraz.