ASSINE
search button

No Dia Mundial da Educação, livro infantil mostra o cotidiano de uma criança na favela

Autora se inspira na história do marido para escrever livro retratando a infância na comunidade

Compartilhar

Baseado na história do marido, que cresceu em uma favela, a jornalista catarinense Dílvia Ludvichak, escreveu o livro 'Favela'.

A obra retrata a trajetória do menino Pepeu. Carioca, nascido no Morro do Dendê, ele é uma criança sagaz e inteligente, que conta seus pensamentos e descobertas sobre o lugar onde mora.

Com imensa felicidade, ele mostra um mundo todo colorido, onde as principais preocupações das crianças são apenas as suas diversas brincadeiras: Empinar pipa na laje, jogar bola, brincar de pique-esconde, pique-bandeira e outras brincadeiras.

Além de contar um pouco do seu dia a dia, Pepeu também fala sobre acontecimentos históricos de grande valia, como a origem da Favela, por exemplo. De acordo com o personagem, ela surge depois da Guerra de Canudos, época na qual os soldados que voltaram para o Rio de Janeiro ocuparam o Morro da Providência, chamando-o 'Morro da Favela'.

Com linguagem simples e poética, o livro mostra outra visão sobre o viver infantil nas comunidades: sob o olhar lúdico de uma criança, a obra retrata uma vida cheia de aspectos mágicos, na qual a simplicidade não é motivo para deixar de ser feliz. 

Apesar de toda a beleza retratada dentro da comunidade, a autora também mostra que lá existem perigos. Retratados de forma leve e sutil, têm sua expressão máxima na seguinte fala do personagem principal:  “E tínhamos medo das coisas próprias da favela, para as quais a gente bem cedo é treinado. Menino de favela precisa ser sagaz”.

Com muitos desenhos feitos em mosaico (trabalho de Rogério Coelho, ilustrador profissional de vários livros e revistas desde 1997), as gravuras atingem um efeito tridimensional, algo que chama a atenção de um grande público infantil.

Ficha técnica do livro 'Favela'

Editora Mundo Mirim

Autor: Dílvia Ludvichak

Ilustração: Rogério Coelho

Formato: 16x23

I.S.B.N.: 978-85-8232-016-7

Sobre a autora

Dílvia Ludvichak nasceu em Lages, um município de Santa Catarina, mas atualmente mora em São Paulo, onde trabalha há mais de vinte anos no mercado editorial. Formou-se em jornalismo, mas sua paixão é a literatura para crianças e jovens. Já lançou alguns livros e, conforme promete, muitos outros já estão em sua cabeça e em seu coração.

Sobre o ilustrador

Rogério Coelho é um paulista que mora atualmente em Curitiba. Desenha desde pequeno e fez da ilustrações uma companheira pelo resto da vida. Já ilustrou muitos livros e recebeu alguns prêmios, como o Altamente Recomendável, da FNLIJ, e o prêmio Jabuti.