ASSINE
search button

Exumado,corpo de Pablo Neruda volta a ser enterrado no Chile

Restos foram exumados para investigações sobre sua morte

Compartilhar

Os restos do poeta chileno Pablo Neruda foram novamente enterrados, após seu corpo ter sido exumado em 2013 para investigações sobre a causa de sua morte.

    Desta forma, Neruda foi enterrado em sua casa favorita, em Isla Negra, a cerca de 70 quilômetros da capital, Santiago, que tem vista para o Oceano Pacífico. Neruda faleceu em 23 de setembro de 1973, na clínica Santa Maria, 12 dias após um golpe de Estado contra o governo de Salvador Allende. Ele sofria de câncer de próstata e, de acordo com o boletim médico da época, essa teria sido a causa de sua morte.

    O Partido Comunista (PC) do Chile, porém, pediu para a Justiça exumar o corpo do poeta para esclarecer se não foram injetados calmantes ou venenos nele.

    As especulações sobre a morte de Neruda surgiram após declarações de seu motorista pessoal, Manuel Araya, o qual garante que o poeta foi assassinado.

    Apesar de testes não mostrarem não mostrarem restos de componentes tóxicos em seus ossos, o governo chileno declarou em 2015 que é "muito provável que [sua morte] foi causada por terceiros". Outros exames estão sendo realizados por um time de especialistas internacionais. (ANSA)