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'WSJ': Como ‘Game of Thrones’ se tornou a série mais viral da TV

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Matéria publicada nesta sexta-feira (15) no The Wall Street Journal, comenta que em maio de 2007, poucos meses depois de a rede de TV a cabo HBO ter adquirido a opção de comprar os direitos de uma série de livros do escritor George R.R. Martin, os produtores-executivos David Benioff e D.B. Weiss se juntaram ao autor para uma aparição surpresa na comunidade virtual Second Life.

“Game of Thrones” só apareceria nas telas quatro anos depois, mas a Second Life era um ponto de encontro vital dos aficionados de videogames e jogos de interpretação de papéis (os chamados RPGs) e os fãs das histórias de Martin. Os dois produtores apareceram na tela como avatares digitais, num fórum moderado por um certo Beelzebubba Rasmuson, e garantiram aos fãs que seriam fiéis aos livros.

“É realmente o nosso objetivo ser o mais fiel possível dentro dos limites do meio”, disse a eles Weiss. No ano seguinte, os produtores pediram sugestões de elenco em um site dedicado aos livros de Martin, o Westeros.org.

Segundo a reportagem, a HBO começou a elaborar uma estratégia de mídia social um ano e meio antes do lançamento da série, montando uma equipe que desde então tem trabalhado para expandir seu alcance viral. Os profissionais de marketing da HBO descobriram o ambiente ideal para alimentar a atividade on-line: fãs letrados e ardorosos, uma multidão de personagens e um mundo peculiar e complexo, com suas próprias regras.

Hoje, com a sexta temporada da série começando no próximo dia 24, “Game of Thrones” é um fenômeno. A média de público por episódio em 2005, considerando todas as plataformas, foi de 20,2 milhões nos Estados Unidos. No ano passado, a HBO fez o lançamento simultâneo de cada episódio em 173 países, uma iniciativa rara para combater a pirataria e garantir que as conversas on-line em tempo real pudessem começar imediatamente, a partir das 18h no horário de Los Angeles até às 3h da manhã em Johannesburgo. A medida passou a ser aplicada também a outros programas.

A série também tem presença dominante no reino das redes sociais. A HBO tem um “gerente de comunidade” que monitora cada aspecto da série, incluindo eventos organizados com celebridades e relatos de terceiros sobre rumores referentes ao elenco. O canal trabalha com sites de fãs selecionados, tratando-os como organizações de mídia, garantindo a eles acesso a fotos, vídeos e comunicados de imprensa.

No ano passado, “Game of Thrones” foi a série mais comentada no Facebook. Uma pesquisa recente da varejista britânica Currys PC World mostrou que “Game of Thrones” foi o programa mais “tuitado” globalmente em 2015. (O Twitter não confirmou o dado.)