ASSINE
search button

Firjan promove ‘Encontro com Geena Davis Institute – O equilibro de gênero na mídia brasileira’

Madeline Di Nonno apresentará pesquisa brasileira sobre tema

Compartilhar

O Sistema Firjan promove no dia 7 de março um debate sobre as questões de gênero na mídia brasileira e internacional. O evento é uma parceria com o Instituto Geena Davis – que há mais de dez anos se dedica ao tema - e o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav).

Convidada especial, a presidente da entidade, Madeline Di Nonno, apresentará informações da pesquisa promovida em 11 países em 2014 e dados inéditos de uma pesquisa nacional produzida no ano passado (ver mais abaixo).

O ‘Encontro com Geena Davis’ será na sede da Firjan das 17h às 20h. Informações e inscrições gratuitas no site da Federação

Após a apresentação de Madeline Di Nonno, haverá um painel de discussão sobre gênero na mídia e a maior participação da mulher na cadeia produtiva do setor audiovisual.

Participam do debate personalidades da indústria do entretenimento, criadores de conteúdo e especialistas nacionais e internacionais sobre gênero. Criadora de mais uma série de sucesso na Netflix, a ‘Marvel’s Jessica Jones, Melissa Rosenberg falará sobre a importância das personagens femininas nas séries de TV e no cinema americano. Participam ainda da discussão a pesquisadora norte-americana Caroline Heldman; o pesquisador da Uerj João Feres (estes dois são responsáveis pela pesquisa brasileira); e da diretora da Ancine, Rosana Alcantara (mais informações abaixo).

A moderadora será produtora brasileira radicada nos Estados Unidos, Deborah Calla.

Pesquisa nacional

Por encomenda do Instituto Geena Davis, a professora de política da Occidental College (EUA) Carolina Heldman e o pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj) João Feres produziram no ano passado o estudo “Representação de Gênero no cinema e na televisão brasileira”. Na apresentação na Firjan, Medeline apontará como os brasileiros pensam dos papéis dados a homens e mulheres no cinema nacional e nas telenovelas, como avaliam a sexualização de mulheres e meninas nas narrativas, como compreendem a representação da violência contra crianças e contra a mulher na dramaturgia nacional. 

De acordo com o estudo, “o Brasil delineado nessa pesquisa se apresenta como uma sociedade em movimento, antenada às mudanças comportamentais trazidas pelas grandes mídias e ao mesmo tempo profundamente preocupada com as desigualdades de gênero ainda perpetuadas por essas mesmas mídias.”

Perfil dos participantes do evento: 

Madeline Di Nonno é CEO da Geena Davis Institute for Gender in Media - organização sem fins lucrativos que produz estudo no setor do entretenimento e que, atualmente, luta pela melhora da qualidade da representação dos gêneros na programação infantil. Di Nonno tem mais de trinta anos de experiência trabalhando em branding, entretenimento e organizações sem fins lucrativos.

Melissa Rosenberg é creator e showrunner.  Rosenberg é uma das escritoras de maior sucesso de todos os tempos. Criadora e showrunner da série 'Marvel’s Jessica Jones', além de produtora e roteirista das séries 'Dexter', 'Ally McBeal', e 'Boston Public' entre outras. Rosenberg também é a roteirista de todos os filmes da série 'O Crepúsculo'. Em 2011, Melissa Rosenberg fundou a produtora Tall Girls Production.

Deborah Calla é produtora e roteirista. Para televisão Calla já produziu e roteirizou conteúdo para ABC Family, Travel Channel, HBO Latino e para o cinema os filmes 'A Beautiful Life' e 'Dream House', entre outros. Calla é a líder do Comitê Feminino do Sindicato norte-americano de Produtores (PGA) e membro do Conselho Consultivo da Geena Davis Institute for Gender in Media.

João Feres, PhD em Ciências Políticas, é professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) e da Universidade do Rio de Janeiro (Uerj).  Ele é o coordenador do grupo de estudos multidisciplinares de Ações Afirmativas no Brasil, Gemaa. 

Caroline Heldman é professora de Política da Occidental College, em Los Angeles, e conselheira da Geena Davis Institute for Gender in Media em pesquisas sobre genêro na mídia. Heldman é comentarista política da MSNBC, Fox News, Fox Business News, CNBC e Al Jazeera America.