Jornal do Brasil

Terça-feira, 28 de Junho de 2016

Cultura

Escola Nacional do Circo recebe Seminário sobre circo-teatro de rua

Grupo Off-Sina promove encontro que debate o processo de formação e aprendizado do palhaço

Jornal do Brasil

Construir uma lógica, mostrando que o aprendizado é constante e faz parte da vida do palhaço. Esse é o objetivo do seminário 'O circo-teatro de rua e a cidade - IV edição', que acontece no dia 22, às 10h, na Escola Nacional de Circo.

Aberto ao público e com entrada gratuita, o encontro é o primeiro de 2016, que contará com mais oito edições, uma a cada mês, até outubro, sempre com um tema diferente. Nesse mês o tema é "Da formação à prática, e da prática à formação" e terá participação dos alunos formados na Eslipa (Escola Livre de Palhaços).

Escola Nacional do Circo recebe Seminário sobre circo-teatro de rua.
Escola Nacional do Circo recebe Seminário sobre circo-teatro de rua.

O seminário foi criado em 2013 pelo Grupo Off-Sina - companhia de circo-teatro de repertório itinerante que desenvolve trabalhos sobre o teatro popular e a arte do riso. Fundador do grupo, o artista Richard Riguetti, o palhaço Café Pequeno, explicou a importância de se discutir a formação e atualização daquele que é um dos ofícios mais antigos da humanidade. "O aprendizado do palhaço é todo dia, na troca de experiências. Esse seminário nos faz refletir sobre o que devemos aprender. O espaço de reflexão sobre o nosso cotidiano se faz necessário", diz.

O seminário visa discutir o processo de formação dos palhaços e seus deslocamentos e é indicado para artistas do circo e do teatro, acadêmicos e representantes do poder público. Mas as lições de conhecimento também são indicadas ao público em geral. "Assim como muitas coisas na vida, o aprendizado do palhaço é prático. Ao aprender algo, a gente cria uma perspectiva de futuro. Se você conhece, você sabe. Logo você tem futuro", finalizou Richard

Serviço: O circo-teatro de rua e a cidade - IV edição 

Data: 22 de fevereiro, as 10h

Local: Escola Nacional do Circo - Rua Elpídio Boamorte - s/n - Praca da Bandeira, Rio de Janeiro

Convidados: Dio Jaime, Jean Pessoa, Diogo Maroja, Bruno Mancuso, Bruno França, Lili castro, Glaucy Fragoso, Pedro Sitta e Fillipo Rodrigo, artistas-palhaços formados pela Eslipa.

Entrada franca

Tags: aprendizado, artistas, circense, formação, processo

Compartilhe: