ASSINE
search button

Verona celebra São Valentim com homenagens a Romeu e Julieta

Cidade fará dois eventos relacionados à data

Compartilhar

O Dia de São Valentim irá acontecer no próximo domingo, dia 14, e a cidade italiana do amor, Verona, já está preparada para celebrar a data com dois eventos ligados à peça "Romeu e Julieta", de William Shakespeare.

Os eventos são coordenados pelo Club di Giulietta, associação que cuida da imagem de Julieta e é responsável por responder as cartas de amor enviadas por mais de 50 mil pessoas de todas as partes do mundo com conselhos apaixonados. Na pequena, mas eficiente organização, os voluntários leem pacientemente as mensagens, as catalogam e as respondem.

No sábado (13), as três cartas mais belas serão premiadas. Este ano, os vencedores são Iva Crnaric, Pietro Beneventi e Yanira Enid Sánchez Opio. "Iva vive e trabalha como médica em Zagreb, na Croácia. Na sua carta, conta uma história de amor vivida intensamente entre vontades e medos, sonho e realidade", afirma um funcionário do Club ao ler a primeira mensagem.

Já na segunda, Pietro, um pescador do vilarejo de Comacchio, afirma que "o amor te transporta para lugares que nunca havia pensado que podia ir". "Ele tem 39 anos e escreveu uma carta belíssima onde fala, mesmo com grandes desilusões, da confiança que tem na vida e no amor", diz o mesmo voluntário.

E Yanira tem 31 anos e é dona de um posto de gasolina em Porto Rico. Convencida pelo poder mágico da história de amor mais famosa do mundo, a mulher escreveu para Verona para contar a sua história e viu em Julieta "um sinal do destino para entender que meu namorado é o amor da minha vida".

Já no domingo, todos os turistas e moradores da cidade estarão convidados para reescrever à mão a obra completa de Shakespeare, uma ou duas linhas do texto para cada pessoa.

"O manuscrito original de 'Romeu e Julieta' nunca foi encontrado", conta a presidente do Club Giulietta, Giovanna Tamassia. "Por esse motivo, nós - com a cidade de Verona e a biblioteca civil, o patrocínio da Unesco e da Província de Verona e o projeto de Luca Brunoro - pensamos em um evento único para celebrar o 400º aniversário da morte do escritor: uma cópia manuscrita de todo o texto de 'Romeu e Julieta' que será realizada, como nos tempos de Shakespeare, com caneta de pena e tinteiro", explica.