ASSINE
search button

Obama entrega prêmio a Steven Spielberg e Barbra Streisand

Artistas receberam a Medalha Presidencial da Liberdade

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, premiou o cineasta Steven Spielberg e a cantora e atriz Barbra Streisand, entre outros norte-americanos ilustres, com a Medalha Presidencial da Liberdade.    

"Um filme de Spielberg é uma imaginação sem limites, mundos revelados nos mínimos detalhes, personagens que lutam para controlar o próprio destino", afirmou em cerimônia na Casa Branca. "Mais importante que tudo isso, os filmes de Steven são marcados por uma profunda fé na humanidade", concluiu.    

Sobre Streisand, o líder disse que, fora dos palcos, ela tem sido uma defensora apaixonada de questões como a igualdade entre os sexos. "Eu fico todo verklempt só de pensar nisso", disse, brincando com suas origens judaicas, citando a expressão em iídiche que significa algo como "muito emocionado". Ao todo, 17 personalidades foram premiadas na noite desta última terça-feira, dia 24, entre elas a primeira mulher negra a ser eleita ao Congresso, Shirley Chisholm, e um dos maiores jogadores de baseball da história do país, Yogi Berra.    

A condecoração é concedida anualmente pelo líder norte-americano e, junto à Medalha de Ouro do Congresso, é uma das maiores distinções concedidas pelo governo.    Obama disse que foram celebradas na Casa Branca "pessoas extraordinárias", "inovadores, artistas e líderes que contribuem para fortalecer os Estados Unidos como nação".    

No ano passado, a atriz Meryl Streep, ganhadora de três Oscars, foi a vencedora da distinção. Em 2012, foi o cantor e compositor Bob Dylan.