ASSINE
search button

 Livro reconstitui o cotidiano da Praça Onze, berço do samba demolido em 1942

Compartilhar

Negros e Judeus na Praça Onze. A História que Não Ficou na Memória conta como estes dois grupos conviveram no Rio de Janeiro no início do século 20, como lidaram com suas diferenças e semelhanças. Vindos de um passado traumático, marcado pela escravidão e por perseguições religiosas, tinham em comum a desconfiança da sociedade. A autora, Beatriz Coelho Silva (Totó), jornalista e roteirista com 40 anos de experiência, recria o ambiente da Praça Onze, onde seus moradores criaram genuínas manifestações da cultura carioca e brasileira. Com sua demolição para dar passagem à Avenida Presidente Vargas, o bairro entrou para a mitologia do Rio de Janeiro.

A autora busca entender como negros e judeus, que conviveram no mesmo bairro durante décadas, não se lembram uns dos outros.  “Meu interesse nesse tema é mostrar que negros e judeus, juntos na luta pela sobrevivência, criaram importantes elementos da cultura brasileira”, explica Beatriz. O relato se baseia em pesquisa acadêmica e no depoimento de personagens que viveram na Praça Onze. Quem é amante da história do Rio de Janeiro e do samba não pode deixar de ler a obra, dividida em quatro capítulos, “Um gueto sem muralhas ou restrições”, “Berço do samba e de bambas”, “Um povo invisível para o outro” e “Apagada do mapa. Viva na memória”.

O lançamento, no dia 10 de dezembro, a partir das 18 horas, na Livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37 – Centro)  será um encontro de amantes do samba e da cultura carioca, com roda de samba e muitas músicas sobre a Praça Onze e seus personagens. O grupo de samba escalado para abrilhantar a noite é composto por: Marquinhos China (voz), Makley Mattos (voz/percussão), Tiago Prata (7 cordas), Léo Pereira (cavaco/voz) e Anderson Balbueno (percussão).

Beatriz Coelho Silva é mineira, jornalista pela UFJF, com pós-graduação em História do Brasil (UFF) e Divulgação Científica (Fiocruz). Foi repórter nos jornais O Globo, Última Hora e O Estado de S. Paulo e roteirista na Rede Globo e na TV Brasil. É autora dos livros de Wagner Tiso Som Imagem AçãoPalácio das LaranjeirasCecine: o ensino de Ciências no Nordeste (com Ascendino Silva e Liacir dos Santos Lucena) e do romance E ela nunca me deixou ir embora. Criou também o Guia de Visitação Escolar do Museu Nacional/UFRJ (da Quinta da Boa Vista).  Negros e Judeus na Praça Onze foi monografia na UFF em 2009. Posteriormente, o texto acadêmico ganhou depoimentos de personagens da história.