ASSINE
search button

Exposição ARTETRANSCENDE estreia nesta terça em Ipanema

Compartilhar

Para homenagear a trajetória do carioca Janssen Masson, a galeria Marly Faro, em Ipanema, inaugura nesta terça-feira (24/11), às 19h, a exposição ARTETRANSCENDE. A mostra reunirá 24 obras do artista, pintadas com tinta à óleo e acrílica sobre tela, além de duas outras em madeira, em diversos formatos. Vale destacar os quadros de grandes dimensões de Masson, como as pinturas "Joana D'Arc" e "Visão do Artista", que possuem 1:10 x 1:98.

A exposição acontece em novembro, período que completa um ano de morte do artista, vítima de câncer. A data também coincide com o mês do movimento "Novembro Azul", que traz à tona a conscientização sobre o câncer de próstata, do qual o pintor lutou nos últimos dois anos de vida. Toda a arrecadação das vendas será revertida para instituições de caridade, como era o desejo do artista. A mostra permanece em cartaz na galeria de Ipanema até o dia 9 de dezembro.

Além de um artista por vocação, Janssen também foi Engenheiro Florestal por profissão. O contato direto com o meio ambiente foi fundamental para influenciar suas obras em todas as fases criativas. Nos anos 70 e 80, suas obras foram marcadas por uma linguagem pessoal de caráter expressionista, nas quais intensificou os contrastes, as cores fortes e sombrias e a quantidade de elementos. Entre os anos 80 e 90, Masson conteve sua dramaticidade e apostou no colorido e alegre que refletia o modo simples das pessoas do campo. Já na fase final de sua trajetória, o pintor abusou de grandes dimensões, pintadas com pinceladas mais suaves, com temas que questionam a eterna luta da matéria versus espírito.

Seu último desejo em vida era ter uma exposição que reunisse suas principais obras durante sua trajetória como artista, desejo que está sendo realizado por sua amiga de infância, Mércia Leitão, responsável pela exposição juntamente com o curador Umberto França.

A Trajetória de Janssen Masson:

Nascido em 1945, Janssen Masson era mais do que um Bacharel em Pintura pela UFRJ. O artista, que também atuou como Engenheiro Florestal, criou um vínculo muito forte com o meio ambiente. Esta ligação profissional com a natureza foi fundamental para influenciar o estilo das obras nas suas diferentes fases criativas. As pinturas com tinta à óleo ou acrílica sobre suportes de tela ou madeira revelam a constante preocupação do pintor com as questões ambientais e filosóficas. Masson participou de várias exposições, a maioria na região serrana do Rio, obtendo premiações em muitos trabalhos. Seu maior sonho, e último desejo em vida, era ter uma exposição individual dos seus principais trabalhos. Pedido realizado pela sua amiga Mércia Leitão, que está à frente da exposição ARTETRANSCENDE.

"Janssen era um amigo-irmão de infância. Crescemos juntos no bairro em que morávamos, Vila Kosmos, no subúrbio do Rio. Ajudei Masson a encontrar o seu caminho como pintor, pois vivia perdido e insatisfeito com as outras profissões que exerceu. Amava pintar e não gostava de vender seus quadros, que eram como filhos para ele. Juntou um acervo com mais de cem obras entre pinturas e desenhos que ficou sob minha responsabilidade após a sua morte. Seu último desejo foi que eu fizesse uma retrospectiva de sua trajetória como pintor e que a arrecadação das vendas dos quadros fosse destinada a instituições de caridade", conta Mércia Leitão.

 

Serviço:

Exposição ARTERANSCENDE

Endereço: Galeria Marly Faro - R. Aníbal de Mendonça, 221 - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ.

Telefone: (21) 2259-9417/ (21) 2241-0050

Horário de Funcionamento: De segunda à sexta-feira de 12h30 às 19h. Sábados das 9h às 13h.

Entrada: Gratuita

Curador: Umberto França